Primeira parte da votação sobre transporte por aplicativos analisa 10 de 56 emendas

Primeira parte da votação sobre transporte por aplicativos analisa 10 de 56 emendas

Sessão ocorre na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Luiz Felipe Mello

Sessão na Câmara de Vereadores está no intervalo

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A segunda sessão de votação do projeto de lei para regulamentar em Porto Alegre o uso de aplicativos para o transporte individual de passageiros iniciou pouco depois das 9h30min desta quinta-feira na Câmara de Vereadores. No horizonte, a necessidade de apreciar e votar 56 emendas.

Marcada por um forte esquema de segurança, que contou com pelo menos seis agentes da Guarda Municipal e um biombo, usado para separar as galerias de taxistas e motoristas do Uber, WillGo e Cabify, a sessão teve momentos de tensão de parte a parte e só terminou ao 12h50min, com 10 itens apreciados, sete rejeitados e somente três aprovados.

Os vereadores seguiram a votação e rejeitaram as emendas 6 e 7, que versavam sobre a ampliação do uso do tempo de veículo de cinco para oito anos de vida útil e sobre a eliminação da exigência de vistorias periódicas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a cada 180 dias no veículos, respectivamente. O ciclo de rejeições foi quebrado com a aprovação da emenda 8, que sugeria vedar o cadastramento de mais de um condutor por veículo.

A todo instante, os manifestantes a favor dos taxistas faziam barulho na tentativa de influenciar a votação dos vereadores. Alguns motoristas chegavam até a retrucar o discurso de alguns integrantes da Casa. Valter Nagelstein e Doutor Thiago foram hostilizados em alguns momentos, mas não abdicaram de explanações contundentes.

Confira o que foi analisado até o momento

Emenda nº 01 (Aprovada) -
Permite a instalação de equipamento de áudio e vídeo para gravação das viagens. De Bernardino Vendruscolo (PROS), Idenir Cecchim (PMDB) e Dr. Thiago (DEM)

Emenda nº 02 (Rejeitada) -
Elimina a Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO) a ser cobrada pela EPTC das empresas que explorarem os aplicativos de transporte, no valor de 50 UFMs (R$ 182,50), prevista no artigo 3º do projeto. Também elimina a obrigatoriedade de identificação visual dos veículos de transporte por aplicativo, prevista no artigo 13º. De Mendes Ribeiro (PMDB). (Com a rejeição, foi prejudicada a emenda 25).

Emenda nº 03 ( Rejeitada) -
Empresa deverá enviar ao usuário que contratar a viagem mensagem com previsão de chegada, foto e telefone do condutor, placa e modelo do veículo e valor do serviço. De Dinho do Grêmio (DEM)

Emenda nº 04 (Rejeitada) -
Limita o valor da TGO a 3% do valor auferido por quilômetro rodado ou 50 UFMs. De Dr. Thiago (DEM)

Emenda nº 05 (Rejeitada) -
Elimina a exigência de que o veículo que operar na Capital tenha ser ser emplacado em Porto Alegre.De Dr. Thiago (DEM)

Emenda nº 06 (Rejeitada) -
Amplia o tempo de uso do veículo de cinco para oito anos de vida útil. De Dr. Thiago (DEM)

Emenda nº 07 (Rejeitada) -
Elimina a exigência de vistorias periódicas da EPTC a cada 180 dias nos veículos. De Dr. Thiago (DEM)

Emenda nº 08 (Aprovada) -
Veda o cadastramento de mais de um condutor por veículo dos aplicativos. Prejudica o item 3 da emenda 56. Da Bancada do PT

Subemenda nº 01 à Emenda nº 08 (Rejeitada) -
Permite que, além do motorista cadastrado, outros dois condutores possam ser cadastrados para dirigir o mesmo veículo de aplicativos. De Dr. Thiago (DEM)

Emenda nº 09 (Aprovada) -
Exige comprovação de quitação de contratação de seguro para passageiros e terceiros. Da Bancada do PT

Subemenda nº 01 à Emenda nº 09 (Aprovada) -
Prevê apenas a comprovação da contratação de seguro. De Dr. Thiago (DEM)


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