Primeira vítima da gripe A em 2011 no Estado não tomou vacina

Primeira vítima da gripe A em 2011 no Estado não tomou vacina

Prefeito de Anta Gorda disse que Terezinha Romani optou por descartar a imunização

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

A primeira vítima da Gripe A no Estado em 2011, moradora de Anta Gorda, no Vale do Taquari, não recebeu a vacina nos últimos dois anos, segundo o prefeito do município, Vanderlei Antônio Moresco. Em 2010, a prefeitura distribuiu o medicamento gratuitamente para toda a população, atingindo 98% dos cerca de 6 mil habitantes. Na ocasião, ela optou por não tomar o medicamento.

Neste ano, segundo Moresco, a prefeitura não liberou a vacina para pessoas fora do grupo de risco (gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde). Anta Gorda já imunizou 83% da meta. Ainda segundo o prefeito, Terezinha Rita Romani, de 48 anos, era submetida a tratamento para uma enfermidade no pulmão. Ela era moradora da zona rural do município e trabalhava tanto no campo quanto com faxinas na cidade.

O corpo de Terezinha foi sepultado ontem, em Anta Gorda. Ela morreu na segunda-feira, em Três Passos, no Nordeste do Estado, a 300 km da cidade em que morava. Moresco informou que o município foi o único em que havia vaga para a paciente na região. “Isso que era um caso de gravidade”, lamentou. A transferência da vítima para a o Hospital de Caridade ocorreu na semana passada. Ela fazia tratamento em Ilópolis quando o quadro de saúde piorou.

Além da agricultora de Anta Gorda, uma gestante de São Gabriel e um bebê de um ano, morador de Camaquã, tiveram a contaminação pelo vírus confirmada pelo Laboratório Central do Estado. A criança já recebeu alta. O Rio Grande do Sul acompanha outros 84 casos suspeitos da doença. Em 2010, o Estado não registrou casos de gripe A. Em 2009, 3.544 pessoas foram contaminadas. Dessas, 297 morreram.

Cuidados

Em nota emitida hoje, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) orienta a população a manter medidas de prevenção como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre, tosse e dores no corpo. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.

Segundo a SES, também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, pois favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com água e sabão e, quando possível, com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas. Em caso de sintomas compatíveis com a doença, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo.

Os integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde - que ainda não se vacinaram devem buscar imunização, informando-se junto à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade sobre os locais que ainda disponibilizam as doses.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895