Primeiro ônibus elétrico rodoviário é apresentado em Porto Alegre

Primeiro ônibus elétrico rodoviário é apresentado em Porto Alegre

Projeto tem como objetivo garantir mais qualidade ao transporte, baixo custo de manutenção e zero emissão de poluentes


Felipe Samuel

O início da operação do primeiro fretamento está previsto para esta terça-feira

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Com autonomia de 300 quilômetros e capacidade para 44 passageiros sentados, foi apresentado nesta segunda-feira em Porto Alegre o primeiro ônibus rodoviário totalmente elétrico. O projeto tem como objetivo garantir mais qualidade ao transporte, baixo custo de manutenção e zero emissão de poluentes. O início da operação do primeiro fretamento está previsto para esta terça-feira. 

Com 12,90 m de comprimento e seis packs de bateria, o veículo tem transmissão automática e sistema de ar-condicionado, além tomadas USB em todas as poltronas. Para garantir a carga completa, são necessárias cinco horas. A parceria para desenvolvimento do ônibus elétrico envolveu a empresa chinesa BYD, fabricante do chassi D9A 20.410, a Marcopolo, que produziu o modelo Viaggio 1050, a empresa Turis Silva, que opera com fretamento contínuo em Porto Alegre e na Região Metropolitana, e a EDP Smart, que atua no ramo de mobilidade elétrica. 

Primeiro no RS

Gerente Nacional de Vendas da BYD, Alexandre Travi explica que a empresa já produziu cem chassis elétricos que estão em funcionamento no Brasil. "Este é o primeiro ônibus (elétrico) de fretamento no Rio Grande do Sul. Temos veículos de fretamento em Vitória, Belém e no Ceará, que já utilizam energia limpa. Nosso foco além do ônibus de fretamento é o municipal também", observa. A partir da operação no Estado, a ideia é ampliar para 50 o número de veículos que utilizam energia limpa. 

Apesar de ressaltar que o custo de produção de um veículo elétrico é 'um pouco maior', por conta das baterias que custam metade do valor do ônibus, Travi observa que o custo de manutenção e de consumo de energia é 60% menor do que o de um veículo que utiliza combustível diesel - além de utilizar fonte renovável de energia. "Com tempo o carro se paga", reforça. Conforme Travi, o conjunto de bateria, motor e controladores têm vida útil de pelo 20 anos. "A garantia da bateria é de 8 anos. Se usar direitinho, pode ser utilizada até por 20 anos", completa. 

Proprietário da Turis Silva, Jaime Silva afirma que há seis meses as empresas trabalham no projeto. "Conseguimos fazer toda documentação e ele (ônibus) vai entrar em operação nesta terça-feira", frisa. Dos 'dez grandes' clientes da empresa, três vão utilizar o veículo. "É um carro de teste", pontua. O gerente de manutenção Alaor Vargas dos Santos explica que o processo de carga da bateria leva cinco horas. "É um processo de carga simples, só ligar na rede de energia conectada a um carregador de bateria desenvolvido especificamente para este projeto. É só plugar no carregador, e observar indicador de percentual de carga. É muito fácil, muito prático", destaca.

O secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos ressalta que a utilização de energias renováveis é fundamental para a preservação do meio ambiente. "É importantíssimo para que a gente consiga evoluir na migração dos combustíveis fósseis para os combustíveis renováveis", completa. Sobre a possibilidade de privatização da CEEE, ele afirmou que o governo deve reforçar as tratativas para dar início ao processo. Conforme Lemos, a EDP Smart, que atua no ramo de mobilidade elétrica, já manifestou 'publicamente interesse'.


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