Primeiro dia de South Summit registra engarrafamento no Centro Histórico de Porto Alegre

Primeiro dia de South Summit registra engarrafamento no Centro Histórico de Porto Alegre

Fluxo intenso de veículos provocou reflexos no acesso à Capital pela avenida Mauá

Felipe Samuel

publicidade

Quem decidiu participar do primeiro dia do evento South Summit, no Cais Mauá, no Centro Histórico, precisou de paciência para encarar o engarrafamento provocado na avenida Mauá. O fluxo intenso de veículos na região provocou reflexos no acesso à Capital pela avenida Castelo Branco, que desde às 9h registrava lentidão no trânsito - também por conta da chuva que atingiu Porto Alegre. 

No acesso ao túnel da Conceição, apenas um agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) observava o movimento nas vias próximas à Estação Rodoviária. Um número maior de agentes de trânsito orientava os motoristas próximo à entrada do Cais Mauá - onde ocorre a feira de tecnologia e inovação - na esquina das avenidas Padré Tomé e Mauá. 

Mesmo com a liberação da faixa exclusiva de ônibus das avenidas Mauá e Presidente João Goulart, que está compartilhada com os demais veículos durante os dias do evento, as quatro pistas estavam tomadas por automóveis, motocicletas e ônibus de excursões. Na rua Duque de Caxias e na avenida Siqueira Campos, também houve lentidão por conta do engarrafamento. 

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, garante que 'muitos agentes' monitoram as vias do entorno do evento, com rondas de motocicletas e a pé para sanar problemas que eventualmente 'vão surgir'. Ramires explica que pela manhã foram registrados três acidentes. Dois ocorreram na rua Sarmento Leite, próximo à avenida Osvaldo Aranha, e outro no Túnel da Conceição.

Como é o primeiro dia de evento, Ramires observa que muitos participantes estão confusos para encontrar o local de credenciamento e dos estandes. "Evidentemente vai ter reflexos no horário de pico, entre 8h e 9h, e vai se dar nas vias do entorno do evento. A cidade continua acontecendo. É um grande evento, importantíssimo, e todo mundo está de olho em Porto Alegre, que tem a expectativa de receber de 15 a 20 mil participantes", explica.

Ele afirma que todo o planejamento para garantir a mobilidade urbana está sendo executado pelos órgãos de segurança e fiscalização. Para os próximos dois dias de evento, Ramires sugere que os participantes também utilizem os serviços de transporte público e por aplicativos, além de buscar estacionamentos em outros locais, como o localizado no Parque Harmonia. "O pessoal pode chegar até lá pela avenida Edvaldo Paiva", recomenda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895