Processo de concessão da Estação Rodoviária de Porto Alegre segue sob análise

Processo de concessão da Estação Rodoviária de Porto Alegre segue sob análise

Último edital de licitação da rodoviária não teve interessados

Felipe Samuel

Valor previsto para melhorias do local chegava a R$ 87,4 milhões no último edital

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O processo de concessão da Estação Rodoviária de Porto Alegre segue sob análise do Governo do Estado. A última licitação, realizada em 26 de agosto do ano passado, resultou deserta, o que obrigou o governo a reavaliar o edital e verificar quais pontos podem ter inibido o interesse das empresas.

Em nota, a secretaria Extraordinária de Parcerias informa que o processo de concessão da Estação Rodoviária de Porto Alegre segue sob análise. "A equipe da secretaria atualmente está dedicada a outros projetos de concessão, como rodovias, parques, presídios, aeroportos e o Cais Mauá. O resultado final da análise com as devidas propostas de utilização da rodoviária será comunicado no momento oportuno", finaliza a nota.

No edital que restou sem interessados, estava prevista uma concessão de 25 anos, garantindo que 75% das obras e equipamentos fossem entregues nos primeiros três anos do contrato. O valor previsto para melhorias do local chegava a R$ 87,4 milhões, sendo R$ 75 milhões em investimentos em três anos. Outras intervenções também eram exigidas pela prefeitura como parte das obras, como melhorias no entorno, passarelas de pedestres, túneis e retorno alternativo para a avenida Mauá. O projeto também previa climatização nas salas de espera, escadas rolantes e elevadores de acessibilidade, ampliação de espaços para lojas, novos sistemas de segurança e monitoramento, cobertura no ponto de embarque para táxis, cobertura no acesso ao Trensurb, entre outras qualificações. 

Para desafogar o trânsito na região, o projeto envolvia ainda um corredor destinado apenas para o tráfego de ônibus na saída do Viaduto da Conceição. Com isso, os coletivos poderiam acessar um espaço de embarque e desembarque, que ficaria localizado no Largo Edgar Koetz, na parte inferior de onde fica a passarela de pedestres. O edital também previa a construção de um túnel subterrâneo para permitir que os passageiros atravessem a via e saiam ao lado da rampa de acesso da Rodoviária. 

 


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