Processo de restauração de obra Homens e Touros é iniciado em Porto Alegre

Processo de restauração de obra Homens e Touros é iniciado em Porto Alegre

Aulas públicas sobre o monumento serão organizadas para explicar motivos da degradação e as formas de manutenção e restauração

Correio do Povo

publicidade

Com o passar do tempo, os painéis de grossas chapas de aço foram se deteriorando. Além das marcas de oxidação deixadas pelas intempéries, a depredação por parte da população levou a obra Homens e Touros, do escultor Xico Stockinger, a apresentar problemas de conservação. Assinado pela restauradora Verônica Di Benedetti, responsável pela revitalização da estátua do Laçador, o projeto de restauração em Porto Alegre já começou e conta com o patrocínio da Unimed/RS. Para aproximar a população das esculturas, serão organizadas aulas públicas sobre o monumento, os motivos da degradação e as formas de manutenção e restauração.

O primeiro encontro, aberto ao público, está marcado para sábado, às 14h, em frente à obra, na Praça Dom Sebastião, sobre o Túnel da Conceição, no bairro Independência. “Essa é uma ação de educação patrimonial e parte do princípio de que você não cuida daquilo que não sente que lhe pertence. E essa sensação de pertencimento vem através do conhecimento: as pessoas começam a entender como a obra foi concebida, por que foi concebida, em que momento, quem é o artista. A partir desse vínculo, sente que a cidade lhe pertence, aquela obra lhe pertence também”, explica Verônica.

O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May parabenizou os envolvidos na ação e destaca que o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed/RS, ao apoiar o projeto, reforça seu compromisso com a comunidade, a exemplo do patrocínio ao livro "As Esculturas Públicas de Porto Alegre", lançado no mês passado. "O restauro de uma das mais expressivas obras de Xico Stockinger deixará como legado a Porto Alegre, nos seus 250 anos, um monumento símbolo da cidade, de autoria de um dos artistas mais brilhantes de nosso estado", destaca o dirigente para quem Stockinger retrata, em sua obra de ferro, toda a força de seus personagens. O apoio da Unimed gaúcha é fruto de ação do Instituto Unimed/RS com patrocínio da Unimed Central de Serviços-RS.

Obra 

Encomendada pela prefeitura de Porto Alegre com intuito de dar sentido à estrutura de concreto do respiradouro do Túnel da Conceição, na Praça Dom Sebastião, às margens da avenida Independência, a obra conta com quatro placas de aço, com perfis de figuras humanas e animais vazados. Os painéis foram inaugurados em setembro de 1972 e de lá para cá, já passaram por outros restauros. Na última, em 2015, a prefeitura da capital recuperou a praça e limpou as esculturas. Atualmente, apresenta problemas de conservação, principalmente no que diz respeito à forte oxidação das placas de aço devido à remoção da pintura protetiva na intervenção anterior. Ao mesmo tempo, tanto a caixa de concreto quanto as placas metálicas apresentam grande quantidade de pichações. Alguns pinos de fixação da chapa de aço na caixa de concreto também se encontram corroídos.

Para a retirada da oxidação existente, todas as chapas deverão ser limpas com jatos de granalha de aço. Imediatamente após a finalização da limpeza, as chapas deverão ser tratadas com produto anticorrosivo e pintadas com tinta protetiva, para impedir o início de novo processo de corrosão. Toda a superfície da caixa de concreto deverá ser limpa e pintada com tinta acrílica cor cinza concreto. Os parafusos metálicos que estão corroídos serão substituídos. Uma placa indicativa com as informações da obra será instalada. “As novas tecnologias de jateamento nos permitem jatear na parte de trás das obras. Assim, não precisaremos retirar as placas do lugar para o restauro. Vamos reparar e pintar na cor original da obra, o cinza grafite”, conta a restauradora.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895