Procissão de Navegantes deve reunir 300 mil pessoas em Porto Alegre

Procissão de Navegantes deve reunir 300 mil pessoas em Porto Alegre

Missa será celebrada pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil

Cíntia Marchi

publicidade

Mais de 300 mil pessoas são esperadas na 140ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre nesta segunda-feira. A romaria começa no Centro e segue até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, próximo ao vão móvel da Ponte do Guaíba. A novidade deste ano é que a missa será celebrada às 10h30min pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil, que chegou neste domingo ao Estado.

As celebrações começam às 7h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. Depois o cortejo segue pela avenida da Legalidade e da Democracia (ex-Mauá) até a avenida Sertório. Neste ano, os festejos tem como slogan “Navegantes: Há 140 anos um espaço de fé, cultura e solidariedade”. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre.

D’Aniello, em sua primeira visita à capital gaúcha a convite do arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, participará de uma extensa programação, que inclui visitas a comunidades carentes. “Quero levar o carinho, a proximidade e a solidariedade do Papa Francisco ao povo daqui, assim como compartilhar as alegrias”, afirmou D’Aniello.

Nesta tarde, seguiu de catamarã para Guaíba, onde esteve reunido com moradores. Ainda na agenda programação estão previstas visitas ao Santuário Arquidiocesano Mãe de Deus, na Gruta de Lourdes, e no Morro Santa Teresa, assim como ao Centro Social Padre Pedro Leonardi, no bairro Restinga. Também visitará Gravataí e Viamão. Retorna a Brasília às 16h desta quarta-feira. Ele está no Brasil há três anos.

O italiano, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1993. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo em 2001, onde permaneceu até 2010. Também atuou na Tailândia e no Camboja. Em 10 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI ordenou que viesse para o Brasil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895