Procissão de Navegantes reúne milhares em Porto Alegre

Procissão de Navegantes reúne milhares em Porto Alegre

Paralelamente, como também ocorre todos os anos, foi realizada uma procissão fluvial pelo Guaíba

Henrique Massaro

Público foi estimado em cerca de 200 mil pessoas nas ruas da Capital ao longo do feriado de sábado

publicidade

Uma celebração de Porto Alegre célebre pela sua expressividade, a procissão de Navegantes reuniu um público estimado em cerca de 200 mil pessoas nas ruas da Capital ao longo do feriado de sábado. Como já é de costume anualmente, a atividade foi iniciada pela manhã no Centro Histórico com uma caminhada até a zona norte da cidade, onde a festa teve continuidade com uma programação até a noite. Paralelamente, como também ocorre todos os anos, foi realizada uma procissão fluvial pelo Guaíba.

A concentração para a caminhada começou por volta de 7h30min na rua Vigário José Inácio, no Centro. Em torno de um caminhão de som, a multidão se formava ocupando inclusive algumas das vias adjacentes. Como em todos os anos, a procissão teve início às 8h, tomando logo em seguida a avenida Mauá. Cerca de uma hora depois, durante a passagem pelo viaduto da Rodoviária, parte do público promoveu uma chuva de balões azuis. Dali, a festa seguiu até as avenidas Castelo Branco e Sertório, onde milhares de pessoas já aguardavam a chegada junto ao Santuário de Navegantes.

A organização estima que mais de 150 mil pessoas tenham participado da caminhada do Centro até a zona Norte e que, somando com quem aguardava a chegada e se dirigia até o local, o público chegasse a 200 mil. Ao longo do trajeto, as autoridades promoveram uma série de bloqueios no tráfego para a passagem da procissão. Além de bombeiros civis e da Brigada Militar (BM), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) designou 96 agentes da trânsito em função do evento. As interrupções foram se desfazendo à medida que a multidão passava pelos locais. Apenas a avenida Sertório entre a ponte do Guaíba e o Santuário deveria permanecer até as 23h.

O provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, Gustavo Brum, ressaltou que a festa cumpre um grande papel de promoção humana. Isso porque, ao longo dos últimos 50 anos, angaria fundos para manter o Abrigo Monsenhor Felipe Diehl, espaço que acolhe moradores de rua na Capital. Além disso, destacou que trata-se de uma celebração da fé, da cultura e da esperança de um povo. De acordo com Brum, a procissão de Navegantes, que é uma das mais expressivas da América Latina, costuma ser um momento de agradecimentos pelo ano que passou e pedidos pelo ano que acaba de iniciar.

Como costuma ocorrer, a festa reuniu personalidades políticas da Capital, como o ex-governador Olívio Dutra, o ex-vice-prefeito Sebastião Melo e o atual vice-prefeito Gustavo Paim. Além de fazerem a caminhada, os políticos participaram das celebrações na zona Norte. Para Paim, trata-se de um evento significativo da cultura religiosa de Porto Alegre. Segundo ele, é emocionante ver milhares de pessoas reunidas pela fé e que a frequência anual sempre aumenta. “É um momento de bênção para a nossa cidade”, disse.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895