Procissão de Navegantes reúne milhares pelas ruas de Porto Alegre
capa

Procissão de Navegantes reúne milhares pelas ruas de Porto Alegre

Organização estima que cerca de 200 mil tenham participado da caminhada

Por
Correio do Povo

Multidão lotou a Avenida Mauá durante a Procissão de Navegantes, que ocorre há 145 anos em Porto Alegre

publicidade

Os carros saíram de cena em Porto Alegre. Mas as ruas da região central e parte da zona norte não ficaram vazias, apesar do feriado. Milhares participaram da Procissão de Navegantes, realizada na manhã deste domingo, em um trajeto de cerca de cinco quilômetros, que partiu da Igreja do Rosário, na rua Vigário José Inácio, no Centro, passou pelas avenidas Mauá e Castelo Branco, terminando no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na junção da Avenida Sertório com a Ponte do Guaíba.

A multidão que seguiu na caminhada, realizada há 145 anos, que já é patrimônio imaterial da capital gaúcha, também contou com várias atrações na chegada, como shows musicais, dez bancas de alimentação, brinquedos infláveis e banheiros.

Segundo o provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, Gustavo Brum, a estimativa é que cerca de 200 mil pessoas tenham participado da procissão e outras 200 mil do restante do evento ao longo deste domingo. Nas águas do Guaíba, uma procissão fluvial também reuniu dezenas de embarcações.

Além da população, lideranças políticas da cidade marcaram presença. O governador Eduardo Leite acompanhou a celebração ocorrida no início da procissão, na Igreja do Rosário. Já o prefeito Nelson Marchezan Júnior fez o percurso. "É um evento importante para Porto Alegre, que tem toda uma organização da Guarda Municipal, da EPTC e Brigada Militar. É um momento de esperança e devoção", destacou o prefeito.

A avenida Sertório deve permanecer bloqueada ao longo do dia, entre a Avenida Farrapos e o Santuário. Quem dependeu de ônibus, na rua Comendador Tavares, na quadra até a Voluntários da Pátria, teve o embarque das linhas T2, T3, T8, linha 690 – Festa dos Navegantes (especial para o evento), B25, B55, 718 e metropolitanas. Nesta segunda-feira, a circulação em ruas e avenidas já volta ao normal.