Procissão dos motociclistas deve reunir 20 mil participantes em Porto Alegre

Procissão dos motociclistas deve reunir 20 mil participantes em Porto Alegre

Duração do percurso até o Porto Seco, na Zona Norte, deve ser de 1h

Felipe Samuel

publicidade

Após dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, a procissão dos motociclistas em homenagem à Nossa Senhora Aparecida volta a ser realizada em Porto Alegre. A 46ª edição do evento, que acontece no dia 12 de outubro, tem a expectativa de reunir 20 mil participantes. A concentração ocorrerá a partir das 7h, na avenida Augusto de Carvalho, na área central de Porto Alegre, uma hora antes do início da procissão. A duração do percurso até o Porto Seco, na Zona Norte, deve ser de 1h, e vai passar por algumas das principais vias da cidade, como as avenidas Sertório e Assis Brasil.

Ao completar dez anos à frente da coordenação da procissão, o padre Vanderlei Mengue Bock explica que a edição deste ano marca a retomada do evento depois do cancelamento - em função do novo coronavírus - em 2020 e 2021. “Depois de um período triste que vivemos durante a pandemia, novamente podemos nos reunir e agradecer a Nossa Senhora Aparecida, que é padroeira dos motociclistas, por mais esse ano”, afirma. Sobre a importância da procissão, Bock lembra que muitas pessoas utilizam suas motos para trabalhar e, em outros casos, para lazer.

Viaturas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar acompanharão todo o trajeto. Como o feriado será no meio da semana e a previsão é de tempo bom, os organizadores esperam por um bom número de participantes. “A quantidade de motociclistas sempre passa por dois aspectos, quando cai o feriado e as condições climáticas. Se dá feriadão muita gente vai viajar para outros lugares, mas quando cai no meio da semana, bastante gente comparece”, observa. O trajeto até o Porto Seco será similar ao dos últimos anos. 

“As vias que foram escolhidas e trabalhadas juntas com a EPTC são vias rápidas. A gente tenta chegar o quanto antes ao ponto de concentração”, afirma. Antes do início da procissão, às 8h, será dada a primeira bênção da imagem de Nossa Senhora pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Darley José Kummer. A chegada no Porto Seco está prevista para acontecer entre 9h10min e 9h20min. A partir das 9h30min, os motociclistas, suas motos e capacetes serão abençoados. A celebração será encerrada às 10h30. A procissão irá ocorrer sob qualquer condição climática. 

A procissão dos motociclistas em honra de Nossa Senhora Aparecida foi uma ideia do sacerdote holandês João Peters (1932-2006). Ainda nos anos 1970, quando estava a serviço da paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ipanema, em Porto Alegre, o padre propôs aos fiéis uma maneira diferente de homenagear a Virgem Maria. Foi aí que surgiu a ideia da procissão com motocicletas. No início era um pequeno grupo que transitava pelas ruas do bairro Ipanema. Após o falecimento do padre João Peters, capelão da Brigada Militar, quem assumiu a coordenação do evento foi o padre Diogo Werner, que atualmente exerce o ministério sacerdotal na diocese de Montenegro. 

Trajeto 
Avenida Augusto de Carvalho
Avenida Loureiro da Silva
Avenida Presidente João Goulart
Rua Siqueira Campos
Rua Júlio de Castilhos
Avenida Farrapos
Avenida Sertório
Avenida Assis Brasil
Avenida Francisco Silveira Bittencourt
Avenida Plínio Kroeff
Rua 1937


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895