Profissionais orientam população sobre como prevenir AVC

Profissionais orientam população sobre como prevenir AVC

Ação ocorreu no Parque da Redenção, em Porto Alegre

Mauren Xavier / Correio do Povo

Ação em Porto Alegre busca conscientizar população sobre o AVC

publicidade

Um dado alarmante de que em cada seis pessoas no mundo uma terá ao longo da sua vida um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumenta o alerta contra a doença. Neste sentido, foi promovida uma campanha nacional pela prevenção do AVC. Em Porto Alegre, foi realizada uma série de atividades, no Parque da Redenção, no intuito de conscientizar a população sobre os fatores de risco e como identificar um caso de AVC. A ação integrou as comemorações ao dia Mundial de prevenção ao acidente vascular cerebral.

Segundo o secretário municipal de Saúde (SMS), Carlos Henrique Casartelli, em um ano de campanha intensiva foi possível reduzir 10% da mortalidade em função da doença em Porto Alegre. “O AVC é facilmente identificável, mas o desafio é difundir essas informações, para que os pacientes tenham o atendimento com mais rapidez, reduzindo as sequelas e as chances de morte”, afirmou. Entre as dicas para a identificação de um AVC estão: pedir para a pessoa sorrir (verificar se ela fica com a boca torta); elevar os braços (para ver se tem perda de força) e repetir frases como uma música (ver a dificuldade de fala). Em caso positivo, é necessário contatar com urgência o serviço médico.

Durante a atividade o público pode fazer a verificação da pressão arterial, peso, altura e avaliação de risco de se ter um AVC ou um infarto. Há quatro fatores que são os responsáveis por 90% dos casos de acidente vascular cerebral: diabete, obesidade, tabagismo e hipertensão. Os outros 10% são fatores diversos. A presidente da Rede Brasil AVC e coordenadora do Centro de AVC do Hospital Moinhos de Vento, Sheila Martins, destacou que com uma vida mais saudável é possível praticamente eliminar o risco de ter um AVC. A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Saúde e da SMS e teve a participação de diversos parceiros, como o Hospital de Clínicas e Moinhos de Vento.

Bookmark and Share
 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895