Programa BRDE Labs anuncia em Porto Alegre cinco startups premiadas

Programa BRDE Labs anuncia em Porto Alegre cinco startups premiadas

Vencedoras ganharam prêmios em dinheiro

Taís Teixeira

publicidade

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou nesta quarta-feira as cinco startups premiadas pelo programa BRDE Labs, feito em parceria com a Universidade Feevale por meio do Feevale Techpark. As cinco primeiras colocadas da segunda edição do programa no RS são AlterVision, Latos, Ziel Biosciences, Agidesk e StartLearning, respectivamente. O grupo recebeu valores em dinheiro, totalizando R$ 100 mil. O evento ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e foi transmitido pelos canais do YouTube do BRDE e da Feevale Play.

O programa iniciou em 30 de agosto e selecionou 14 projetos (entre 66 empresas inscritas) do Rio Grande do Sul nas áreas de saúde, tecnologia da informação, agronegócio, IoT e Indústria 4.0 para participar do processo de aceleração no Feevale Techpark. Nesse período, participaram de 32 cursos, 14 horas de mentorias, quatro horas de imersão com as empresas âncoras e uma rodada de negócios.

A diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos, disse que o banco, como instituição financeira, em parceria com governo e com a universidade, tem a função de promover o desenvolvimento econômico e social, objetivo que, por meio de projetos como o BRDE Labs, não se reduz a esse papel e extrapola para uma visão de futuro. “A inovação é um dos pilares da agenda de sustentabilidade ao qual o BRDE está alinhado”, afirmou.

A diretora agradeceu aos envolvidos e reforçou que terminar um projeto, já que nem sempre isso é possível devido às intempéries que podem surgir no caminho, usando como exemplo a pandemia do coronavírus, é uma vitória. “A natureza humana é de adaptação”, destacou.

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, ressaltou que o BRDE é um banco de desenvolvimento que aposta no desenvolvimento, iniciativa que ele classifica como um investimento diferenciado em empresas do futuro. “Nós, enquanto universidade, estamos para somar a esse ecossistema, com o nosso DNA empreendedor, fomentando esse espírito colaborativo”, salientou.

Talentos no RS

O secretário em exercício de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Ricardo Bastos, enfatizou que essa iniciativa demonstra que tem muitos talentos no RS. “Vejo esse programa como a oportunidade de mudança do mindset empresarial”, destacou, acrescentando que é uma forma de mudar o pensamento tradicional do empresariado gaúcho.

Bastos compartilhou uma informação sobre o avanço de startups no Brasil. “Temos no Brasil hoje 11 unicórnios, empresas que atingiram o valuation de mais de 1 bilhão de dólares, somente neste ano, o que significa que podemos crescer neste segmento”, ressaltou.

Representante da primeira colocada, a startup AlterVision, Júlio Milani agradeceu à equipe, à Feevale, ao Sebrae e ao BRDE Labs. “Desde setembro, quando começamos no programa, tivemos a nossa receita duplicada e tenho certeza que saímos muito melhores”, mencionou


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895