Programada para hoje, interdição de passarela na freeway será realizada na quarta
Bloqueio foi suspenso em razão de um problema com uma máquina
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A interrupção da passagem de pedestres é necessária em função da construção da nova Ponte do Guaíba, já que a rampa da passarela precisará ser reposicionada para dar lugar a pilares da obra. Para garantir a segurança dos pedestres, o consórcio vai colocar dois vigilantes nos acessos e disponibilizar transporte para as pessoas cruzarem a rodovia.
Com mais de 55% dos trabalhos concluídos, a nova Ponte do Guaíba deve estar pronta no segundo semestre de 2019, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A execução da estrutura foi retomada em janeiro deste ano após o governo federal disponibilizar R$ 240 milhões do Orçamento Geral da União para 2018, o que garantiu um maior ritmo de execução.
Segundo o Dnit, desde o começo da construção em outubro de 2014 já foram investidos cerca de R$ 412 milhões. O custo da obra está orçado em R$ 757,5 milhões. A estimativa é que cerca de 50 mil veículos deverão passar diariamente pela nova estrutura. Hoje, cerca de 40 mil automóveis circulam por dia na atual ponte. Uma das diferenças é que não haverá a necessidade de içamento do vão móvel, evitando interrupções no trânsito.
A nova Ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevadas e viadutos). A estrutura terá cerca de 28 metros de largura, em pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido com acostamento e refúgio.