Projeto apresenta desafios diários da profissão militar

Projeto apresenta desafios diários da profissão militar

Atividades do programa Conheça o Seu Exército 2021 ocorreu nesta semana em Santa Maria

Eduardo Andrejew

Entre as atividades, visitas guiadas a centros de treinamentos

publicidade

As atividades do segundo e último dia do programa Conheça o seu Exército 2021, realizadas nesta quarta-feira, se concentraram em Santa Maria, na região Central do Estado, com visitas guiadas a centros de treinamentos e demonstrações de manobras de ataque. O projeto, iniciado na terça-feira, é promovido pelo Comando Militar do Sul (CMS) e tem como objetivo divulgar as ações e os desafios diários da profissão militar. Por isso, foram convidados para participar representantes de diferentes setores da sociedade civil, jornalistas e formadores de opinião. 

Enquanto o primeiro dia foi mais voltado para atividades sociais e operações de Engenharia e Construção, como a duplicação de trechos da BR 116, na Operação Guaíba, hoje foram priorizadas ações de treinamento militar, com muitas atividades práticas. A ideia era oferecer aos visitantes um vislumbre das diferentes etapas de um treinamento para uso de blindados.

A primeira parada foi no Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires. Em operação desde 1996, o espaço transferiu sua sede para Santa Maria, em 2004. Atualmente, atinge 32 mil militares no País e é referência no mundo no setor.

O tenente-coronel Camilo Pereira Antunes, comandante do Centro de Instrução de Blindados, explicou que a história dos blindados no Exército Brasileiro começou em 1921 com o blindado Renault FT 17. Além de esclarecer sobre o funcionamento do Centro, abordou a participação do Exército em diferentes conflitos, incluindo a I e a II Guerras Mundiais.

Veja Também

A partir da apresentação, os participantes foram convidados a acompanhar diferentes tipos de treinamento, incluindo simulações virtuais e ainda simulações em campo mais próximas de uma situação real. Dessa forma, o grupo também visitou o Centro de Adestramento - Sul e conheceu os trabalhos de preservação ambiental no Campo de Instrução Santa Maria, onde teve a oportunidade de assistir a uma demonstração de um ataque de força blindada.

Além disso, os convidados observaram, durante a visita, o deslocamento em viaturas blindadas, como o Guarani, de fabricação nacional, e o M 113, de fabricação norte-americana.

Ao final, todos receberam do comandante da 3ª Divisão do Exército, general de divisão Hertz Pires do Nascimento, um certificado de participação. “Essa foi uma pequena parte do que fazemos diariamente”, explicou o general Hertz. Ele salientou que, para cada tipo de veículo, munição e armamento, há necessidade de um treinamento específico. Finalizou lembrando que todo esse investimento é para o benefício da sociedade brasileira. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895