Projeto da hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos é tema de encontro em Porto Alegre

Projeto da hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos é tema de encontro em Porto Alegre

Objetivo é mostrar o projeto e apresentar os investimentos previstos da iniciativa privada para dragagem e sinalização

Felipe Samuel

publicidade

Os 60 anos do relançamento da navegação na hidrovia da Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos será tema de encontro nesta quarta-feira no salão de Atos da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (Ufrgs). A programação do evento prevê a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de autoridades do governo do Uruguai e políticos brasileiros. O objetivo é mostrar o projeto da hidrovia, que está incluído no Plano Nacional de Desestatização (PND) do governo federal, e apresentar os investimentos previstos da iniciativa privada para dragagem e sinalização.

Chamado de 'Jornada de comemoração dos 60 anos do relançamento da navegação na hidrovia Lagoa Mirim - Lagoa dos Patos', o evento será realizado no dia em que em se completam seis décadas da visita oficial ao Brasil do presidente do Uruguai, Eduardo Victor Haedo. A programação vai das 9h às 17h30min, com uma série de palestras. Pela manhã, o presidente da delegação brasileira, João Marcelo Galvão de Queiroz, fala sobre a situação dos trabalhos da comissão Mista da Lagoa Mirim. Em seguida, o presidente da delegação uruguaia, Gerardo Acosta, trata dos avanços dos trabalhos da Secretaria Técnica da hidrovia Uruguai-Brasil.

Outros convidados vão falar sobre administração hidroviária e de portos, como o presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai, Juan Curbelo. Na sequência, representando a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o palestrante será o diretor-geral da autarquia, Eduardo Nery Machado Filho. Às 15h30, o senador Luiz Carlos Heinze abre as atividades da tarde para tratar sobre o futuro da hidrovia seguido do ministro Freitas. Estão previstas a participação do vice-ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Juan José Olaizola, e do presidente da empresa DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, que vai entregar informe dos avanços do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Às 16h45min haverá reunião com autoridades políticas regionais, com a presença do deputado estadual Frederico Antunes (PP), prefeitos uruguaios da Bacia da Lagoa Mirim e o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco (MDB). A conclusão da hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos vai beneficiar Uruguai e Brasil a partir da entrada e saída pelo Porto de Rio Grande. O funcionamento do novo modal hidroviário deve ocorrer até o início de 2023.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895