Projeto entregará 360 banheiros a famílias de baixa renda em Canoas

Projeto entregará 360 banheiros a famílias de baixa renda em Canoas

Iniciativa do Conselho Regional possibilitou parceria com Governo do Estado e Prefeitura

Felipe Uhr

publicidade

Imagine viver em uma casa onde não há lugar para poder tomar banho, escovar os dentes, entre outras necessidade fisiológicas. Pensando nisso, foi criado o Projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro, que tem como finalidade construir sanitários em residências onde não há. Assinado em dezembro de 2021, a parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Secretaria de Obras e Habitação do Estado (SOP) e a Prefeitura de Canoas beneficiará 360 famílias em estado de vulnerabilidade até o fim de 2022.

“Nós, que temos acesso a essa infraestrutura, não temos a dimensão que é viver sem ela, cabe a nós pensarmos como seria viver em uma casa sem banheiro, por isso, a importância do projeto”, destacou Tiago Holzmann, presidente do CAU/RS, durante visita da entidade ao Correio do Povo nesta quinta-feira.

Para a execução do Programa, cada órgão ficou responsável por uma parte: O CAU/RS, pela elaboração do projeto com arquitetos auxiliando as famílias, o Governo do Estado disponibilizou R$ 480 mil em recursos e a Prefeitura entrou com a mão de obra. “Já temos quase uma dezena de municípios onde estamos trabalhando com esse formato. Em Canoas, nós vamos iniciar as primeiras execuções." Metade das famílias já foram atendidas, o resto será ao longo do ano. “Até o fim do ano, serão mais 180 famílias."

Holzmann também destacou outros temas e projetos aos quais o Conselho tem se dedicado, como a preservação do patrimônio histórico, o projeto CAU Mais perto e a cobrança pela qualidade em obras públicas. Criado no dia 31 de dezembro de 2010, o CAU/RS conta com mais de 18 mil associados no Rio Grande do Sul e tem escritórios regionais em quatro cidades do Interior do Estado: Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul. Também participaram da visita ao CP Paulo Soares, Chefe de Gabinete, e Luciano Antunes, Gerente de Comunicação da entidade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895