Projeto prevê remanejar recursos para melhorar drenagem da região do Humaitá

Projeto prevê remanejar recursos para melhorar drenagem da região do Humaitá

Texto foi aprovado pelos vereadores de Porto Alegre

Mauren Xavier

Constantes problemas de alagamento enfrentados pelos moradores da região do Humaitá, em Porto Alegre, deverão ser beneficiados com uma obra de drenagem

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Os constantes problemas de alagamento enfrentados pelos moradores da região do Humaitá, em Porto Alegre, deverão ser beneficiados com uma obra de drenagem. É o que prevê o projeto aprovado, na segunda-feira, pelos vereadores, que permite a Prefeitura remanejar recursos de empréstimo obtido para a conclusão de obras de mobilidade urbana associadas à Copa de 2014. No texto aprovado por 23 votos a favor, 1 voto contrário e 3 abstenções, está o que envolve melhorias da avenida Ernesto Neugebauer, orçadas em R$ 50,6 milhões.

O projeto estabelece a transferência de recursos antes previstos para a implantação de estações de BRTs nos corredores de ônibus das avenidas Protásio Alves, João Pessoa e Bento Gonçalves para a avenida Ernesto Neugebauer. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior o montante do empréstimo obtido junto à Caixa Federal, Banco do Brasil e ao BNDES, de R$ 461,2 milhões, não sofrerá alterações. "Estima-se que os custos de implantação de um sistema BRT cheguem a valores de mais de R$ 1,25 bilhão, montante totalmente dissonante dos valores reservados aos BRTs nos contratos de financiamento da CEF e BNDES. Em síntese, a inclusão do projeto da Ernesto Neugebauer mostra-se oportuna e deveras importante, pois a região do Humaitá enfrenta problemas de mobilidade urbana", justifica o prefeito. 

Para permitir a operação, o Executivo conseguir a concordância do Ministério das Cidades e agentes financeiros quanto ao pedido de redirecionamento de recursos reservados às estações e terminais BRTs. "E quanto aos corredores de ônibus, Ministério das Cidades e CEF consideraram que as qualificações nos corredores são funcionais e representam ganhos à infraestrutura de transporte da cidade. Portanto, junto ao Ministério das Cidades e CEF já está oficialmente sacramentada a alteração dos objetos dos BRTs, que passaram a ser as substituições de pavimentação [asfalto por placas de concreto] nos corredores de ônibus."

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