Propriedade Intelectual é tema de debate virtual

Propriedade Intelectual é tema de debate virtual

Especialistas do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos falaram sobre o assunto nesta terça-feira

Christian Bueller

publicidade

Você já ouviu falar em da Propriedade Intelectual? Pois, especialistas do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, ou United States Patent and Trademark Office), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e de outras instituições falaram sobre o assunto em um painel virtual realizado nesta terça-feira.

O evento foi organizado pela Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Em pauta, o panorama da PI no Brasil e nos EUA e sobre como marcas e patentes podem impulsionar ecossistemas de inovação.

Com condução da secretária-adjunta da Sict, Simone Stülp, o evento contou, na abertura, com a participação do titular da pasta, Alsones Balestrin, e o cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen. “O RS é um importante player neste contexto. Apesar destes anos de crise da pandemia, o número de empresas de inovação aumentou no RS”, salientou o cônsul.

No primeiro bloco, as apresentações se centraram nas patentes. A consultora independente para Propriedade Intelectual, Elisabeth Ritter, abordou o histórico da PI no mundo e no Brasil, além de expor os avanços na legislação e os desafios do ecossistema tecnológico. “É preciso haver confiança por parte das empresas e dos governos”, ressaltou. 

O pesquisador em propriedade industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Rodrigo Ferraro, falou sobre o processo de concessão de patentes no Brasil e o adido de PI para o Mercosul, Guiana Francesa, Guiana e Suriname do USTPO, David Kellis, mostrou o contexto norte-americano. A legislação sobre marcas no Brasil e no exterior foram o assunto, respectivamente, dos especialistas Gustavo Novis e Maria Beatriz Dellore.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895