Prorrogada campanha de vacinação contra poliomielite em Porto Alegre

Prorrogada campanha de vacinação contra poliomielite em Porto Alegre

Crianças de zero a quatro anos devem ser vacinadas até 20 de julho

Correio do Povo

publicidade

A campanha de vacinação contra a poliomielite, que teve início em 16 de junho e se encerrou na sexta-feira, foi prorrogada até 20 de julho em Porto Alegre. A meta era imunizar 89 mil crianças de até quatro anos. Até esta quarta-feira, 73.245 foram vacinadas, representando 87,29% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de no mínimo 95% da população infantil na faixa etária recomendada.

As crianças necessitam tomar duas doses, mesmo aquelas que estejam vacinadas e com o calendário em dia. Diferentemente de anos anteriores, quando a campanha de vacinação era dividida em duas etapas, neste ano foi programado apenas um período.

O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite e estabelecer a proteção coletiva com a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos no mesmo período. Essa estratégia permite a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e ajuda a criar a imunidade de grupo. A vacina é o único meio de prevenção à doença, já que não existe tratamento.

Desde 1990, não há registro de casos de poliomielite no Brasil. No entanto, a vacina, desenvolvida na década de 1950, continua sendo necessária, porque existe a possibilidade de o poliovírus (causador da poliomielite) entrar no país por meio de pessoas de outras nações onde a doença ainda se manifesta. De 2007 a 2012, houve casos em 35 países – entre eles, Afeganistão, Nigéria e Paquistão, onde a pólio continua ocorrendo constantemente.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895