Protesto contra extinção abraça zoo de Sapucaia do Sul

Protesto contra extinção abraça zoo de Sapucaia do Sul

Governo encaminhou projeto para a Assembleia Legislativa para extinguir fundações

Karina Reif

Protesto contra extinção abraça zoo de Sapucaia do Sul

publicidade

Centenas de pessoas deram um abraço simbólico no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na região Metropolitana, na manhã deste domingo. Os servidores e as pessoas da comunidade querem sensibilizar o governo do Estado, que encaminhou projeto para a Assembleia Legislativa para extinguir fundações, incluindo a Zoobotânica, responsável pelo parque. “Queremos reverter esta decisão”, afirmou o representante dos funcionários, Jair Giovani de Castro. Conforme ele, a proposta é muito ampla e, por isso, não existe previsão do que vá acontecer com o espaço, nem com o quadro de pessoal.

Boa parte dos trabalhadores tem de 14 a 40 anos de serviços no zoológico. Caso a administração passe para a iniciativa privada, serviços para a comunidade estariam ameaçados, conforme Castro. Ele avaliou que os funcionários fazem além do que é previsto para manter a qualidade do tratamento aos animais e recebimento do público.

Os tratadores Geovar Rodrigues, 57 anos, e Mara Regina Garzão, 57, estão sofrendo com a indecisão. Ambos têm um carinho especial pelo local de trabalho, pois foi lá que se conheceram e se apaixonaram. A união já dura 23 anos. “Foi amor a primeira vista”, contou ela, que nasceu e cresceu no espaço, pois o pai foi um dos fundadores do parque e era o funcionário, que cuidava das dependências do zoológico.

O abraço contou com pessoas vestidas de animais e segurança cartazes e placas para defender a manutenção do parque. Todos se concentraram em frente ao zoológico na BR 116 e subiram na passarela sobre a rodovia. Depois fizeram outro abraço dentro do espaço.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895