Protocolos da Expointer terão ações educativas de saúde e testagem para Covid-19

Protocolos da Expointer terão ações educativas de saúde e testagem para Covid-19

Evento terá agentes multiplicadores de saúde para orientar frequentadores no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Brenda Fernández

Totens de álcool em gel e pias com água para lavagem de mãos estarão distribuídos pelo parque.

publicidade

A 44ª Expointer – um dos maiores eventos agropecuários do Estado – deve estrear protocolos estratégicos contra Covid-19 e voltados à educação e saúde durante sua realização, entre 4 e 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Neste ano, o evento receberá no máximo 25 mil pessoas por dia, sendo 15 mil visitantes e dez mil de frequentadores fixos (trabalhadores, expositores, veterinários, coordenadores). Em edições anteriores, o público esperado era de 100 mil no fim de semana. Para garantir o teto ocupacional e evitar aglomerações, os ingressos para visitas diárias são vendidos antecipadamente pela internet. É obrigatório o uso de máscara para todos que circularem na feira.

Uma novidade desta edição são os agentes multiplicadores de saúde. “Para cuidar do cumprimento das regras, vamos ter monitores. Pessoas que vão estar cientes de todos os regramentos”, contou Lílian Borges Teixeira, coordenadora dos protocolos de saúde da Expointer pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O grupo de 115 pessoas irá circular durante o evento pelo parque fazendo abordagens de orientação e ações educativas e solidárias. “Eles vão saber desde do histórico da Expointer até de medidas de prevenção e controle da Covid-19, além de orientar as pessoas quanto ao cumprimento das regras”, explicou. 

Sem chimarrão

Por segurança, o tradicional passeio com chimarrão em mãos pelos pavilhões da festa está suspenso neste ano. Assim como a degustação da culinária regional nos estandes e a circulação de vendedores ambulantes. Um pavilhão com protocolos adequados receberá o público para alimentação, que deverá fazer as refeições apenas nas mesas.

Da mesma forma acontece nos pavilhões da Agroindústria Alimentar, do Comércio, de Internacional e Boulevarde e imediações. Esses espaços serão ocupados por uma pessoa a cada 6 m². De acordo com Lílian, os espaços terão catracas para controle de ocupantes e sinalização eletrônica, que indicará por cores se a lotação está baixa ou alta.

Totens de álcool em gel e pias com água para higienização de mãos estarão distribuídos pelo parque.

Ações de educação e saúde

Além da maior proximidade com o campo, os frequentadores da Expointer de 2021 terão a oportunidade de aprender sobre saúde. Uma tenda na entrada do evento irá dispor de uma série de atividades educativas sobre cuidados na pandemia para todos os públicos.

Brincadeiras, por exemplo, irão simular a dispersão do vírus no ar por aerossóis e, com ajuda de bambolês, mostrar a importância do distanciamento social. No decorrer da Expointer, a SES irá realizar testes rápidos de monitoramento da Covid-19 no evento.

O personagem Zé Gotinha também estará presente no evento e, na ausência de chuva, fará desfiles pelo parque para que as pessoas façam fotos e compartilhem em suas redes sociais incentivando a vacinação. Diferentes cartazes com dizeres de reforço dos cuidados preventivos também serão disponibilizados para as pessoas fazerem fotos.

Os protocolos, segundo a coordenadora, devem servir de modelo para futuros eventos organizados pelo Estado. “Nós estabelecemos os protocolos pensando na realidade deste evento, esperando que sirva de conhecimento e experiência para os próximos. Como a dimensão é muito grande, essa experiência vai servir pro futuro”, concluiu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895