Provas do Enade serão aplicadas hoje a 376 mil universitários

Provas do Enade serão aplicadas hoje a 376 mil universitários

Exame é obrigatório para a avaliação de cerca de 8,8 mil cursos

Agência Brasil

publicidade

Cerca de 376 mil universitários foram convocados para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que será aplicado neste domingo em 1.365 municípios. A prova é um dos principais componentes dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos superiores. A participação é obrigatória. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e cerca de 8, 8 mil cursos serão avaliados em 2011.

O aluno convocado que faltar à prova fica impedido de colar grau e, consequentemente, de obter o diploma de conclusão do curso. A partir deste ano, apenas os alunos concluintes farão a prova. Antes, os calouros também tinham que participar, mas a avaliação dos que ingressam nos cursos foi substituída pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos estudantes no fim desse período.

Este ano, participam do Enade alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Também serão avaliados estudantes de cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

O candidato pode consultar o seu local de prova no site do Inep. Também é obrigatório o preenchimento do questionário do estudante, utilizado para colher informações sobre o perfil socioeconômico do aluno e das condições da oferta de ensino pelas instituições. Para preencher isso, o inscrito também deve acessar o portal do órgão.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895