Quatro hospitais de Porto Alegre estão com o dobro da capacidade nas emergências

Quatro hospitais de Porto Alegre estão com o dobro da capacidade nas emergências

Apesar da superlotação, setores estão abertos

Mauren Xavier / Correio do Povo

publicidade

É crítica a situação nas emergências adultas e pediátricas dos principais hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre. Emergências que atendem por convênios também enfrentam lotação.

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a emergência adulta está operando com mais do que o dobro da capacidade, nesta terça-feira. Em um espaço para apenas 49 leitos, estam em atendimento mais de 115 pacientes. Na ala pediátrica a situação não é diferente e o número de crianças atendidas e o dobro do número de vagas.

No Hospital São Lucas da PUCRS, a superlotação é maior na ala adulta, em que 15 leitos atendem 29 pacientes. Na pediátrica, porém, a situação é um pouco mais tranqüila com 11 leitos para sete pacientes. Já na unidade de convênios, a pediatria registra superlotação.

O Complexo Hospitalar da Santa Casa também registra movimento acima do ideal hoje. No Hospital Santa Clara, a emergência adulta do SUS esta quatro vezes superior ao número de leitos. Na emergência de convênios a procura também é acentuada com apenas 10 leitos para mais de 20 pacientes em atendimento. Na área pediátrica, no Hospital da Criança Santo Antônio, a situação é um pouco mais tranquila. Para 13 leitos, 15 pacientes são atendidos.

No Grupo Hospitalar Conceição, o número de pacientes também é grande. Na emergência adulta, em um espaço que deveria ter 50 pacientes há mais do que 160, superior a 200% do ideal. Na pediátrica o cenário é um diferente. Para 14 leitos, apenas nove estão ocupados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895