Quatro municípios do Litoral Norte decretam emergência após temporal

Quatro municípios do Litoral Norte decretam emergência após temporal

No sul de Santa Catarina, mais de 3 mil pessoas ficaram desalojadas pelas chuvas

Danton Júnior / Correio do Povo

Em Criciúma o desastre já deixou 2,5 mil desalojados

publicidade

Quatro municípios do Litoral Norte decretaram situação de emergência devido ao temporal de terça-feira: Arroio do Sal, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Torres. As prefeituras enviaram os pedidos de emergência à Defesa Civil estadual e estão fazendo uma avaliação dos danos para que a situação seja homologada.

Segundo o coordenador do órgão na região, tenente Gilmar Fraga Nunes, a homologação dos decretos deve ocorrer em dois dias. O temporal de terça-feira alagou diversas ruas das cidades e algumas pessoas tiveram de passar a noite de terça-feira na casa de parentes, mas, como a água já baixou, ninguém permanece desabrigado.

Em Torres, 10 pontos da cidade registraram alagamento, com acúmulo de água com até 50 centímetros de profundidade. Os danos às residências foram pequenos, mas a infraestrutura de circulação foi comprometida em alguns pontos.

Arroio do Sal registrou algumas das imagens mais impactantes, quando o arroio que dá nome à cidade transbordou e alagou uma sequência de ruas do município. Algumas pessoas tiveram de deixar suas casas temporariamente, mas o nível da água baixou e permitiu o retorno à maioria da população.

Três Cachoeiras já calculou um prejuízo de R$ 150 mil por conta dos alagamentos. Segundo o secretário municipal de Obras e coordenador da Defesa Civil, Noir Ewald, as obras na BR 101 estariam agravando a situação. Ewald disse que há apenas dois pontos de escoamento no trecho de dois quilômetros de extensão da estrada que corta o município. Isso, de acordo com ele, faria com que a água da chuva acumulasse na rodovia e transbordasse para a cidade.

Temporal, agora, deixa 3,3 mil desalojados em Santa Catarina


O temporal que assolou o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, agora causa prejuízos em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil daquele Estado, a chuva forte das últimas 17 horas atingiu 16 cidades e deixou cinco em situação de emergência.

Conforme os dados do órgão, os municípios mais atingidos são Criciúma, com 2,5 mil desalojados; e Maracajá, onde 600 tiveram de deixar suas casas. No total, mais de 35,4 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que dessas 3,3 mil tiveram que deixar suas residências.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895