Réplica da embarcação histórica Seival atraca em Porto Alegre

Réplica da embarcação histórica Seival atraca em Porto Alegre

Seival foi o lanchão utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna

Correio do Povo

publicidade

Na tarde deste domingo, atracou no Cais Mauá, em Porto Alegre, um barco que parecia ter saído de um livro de história. Uma réplica do Seival, lanchão utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, saiu do clube Veleiros do Sul, onde estava atracado, margeando a orla do Guaíba e chegando no pórtico do cais.

Antônio Carlos Rodrigues é o responsável pelo projeto, que foi realizado com financiamento próprio e de doações de amigos. A embarcação começou a ser construída em dezembro de 2019, em um estaleiro improvisado e foi apresentada à população de Camaquã. A cidade foi escolhida pelo professor, que é natural de Passo Fundo, porque textos históricos apontam que foi lá que os farrapos construíram o Seival e outro barco usado na tomada de Laguna, o Farroupilha.

Intervenções artísticas e apresentações culturais gratuitas receberam a embarcação no pórtico. E todos os que desejaram puderam embarcar e conhecer o barco de pertinho. “Há muito tempo queríamos chegar a Porto Alegre através do cais, que é um espaço histórico e, finalmente, estamos aqui com o grupo Cais Cultural, Já!, muito felizes”, celebrou Rodrigues.

A Tomada de Laguna ocorreu em 1839, mas a foto da embarcação utilizada para a construção da réplica é de 1906. “Foi uma sugestão de um professor de Passo Fundo que nos levou a construir um lanchão farroupilha. Nos deparamos com uma foto e ficamos muito impactados com a beleza desse barco, que é emblemático para o nosso Estado”, conta. 

A réplica do Seival será usada agora para ensinar história aos pequenos, e deve passar por cidades portuárias, como Rio Grande, para visitações escolares. “Vamos a escolas públicos e privadas falando sobre a questão ambiental, em especial sobre as águas. As embarcações sempre fazem muito sucesso com as crianças”, explica Rodrigues.

Ainda este mês, a réplica participará do espetáculo teatral Tomada de Laguna, nas docas do centro histórico de Laguna (SC). A peça reconstitui as batalhas naval, de cavalaria e infantaria que resultaram na conquista de Laguna por Garibaldi  durante a Revolução Farroupilha e ocorre entre os dias 21 e 24 de setembro. Ingressos devem ser comprados no site.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895