Racionamento é adiado em Passo Fundo

Racionamento é adiado em Passo Fundo

Chuva do final de semana amenizou situação de municípios afetados pela estiagem

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

Previsto para iniciar nesta terça-feira, o racionamento de água em Passo Fundo foi postergado em pelo menos uma semana, conforme a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A chuva de 50 mm no município do Norte do Estado amenizou os efeitos da estiagem. Além disso, a transposição do rio Jacuí, que está quase concluída, ajudará a melhorar a condição da barragem. Conforme o superintendente regional Paulo Berta, a companhia deverá avaliar a situação no começo da próxima semana para definir se a medida será decretada e a partir de quando.

Entre as cidades abastecidas pela Corsan, até o momento apenas Erechim, no Noroeste, e Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, adotam racionamento. Em entrevista à Rádio Guaíba, o diretor de operações, Ricardo Rover, explicou que a transposição do riacho Passo da Porteira, que deve ser finalizada nesta semana, poderá interromper a medida em Vacaria. Em Erechim, porém, ainda é necessário que a barragem suba mais de 40 cm para que o fornecimento de água seja normalizado.

Rover disse que uma chuva entre 60 mm e 80 mm seria suficiente para normalizar a situação da maioria dos municípios afetados pela estiagem. A expectativa para as próximas semanas é de que a chuva se torne mais regular em todo o Estado. Outras cidades, com sistema de abastecimento próprio, já adotaram o racionamento: Bagé, Benjamin Constant do Sul, Centenário, Floriano Peixoto e Ibirapuitã.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895