Racionamento de água é suspenso em São Leopoldo

Racionamento de água é suspenso em São Leopoldo

Medida adotada após chuvas do fim de semana será mantida até a próxima quarta

Correio do Povo

publicidade

Pelo menos até quarta-feira os moradores de São Leopoldo não ficarão sem água. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) suspendeu nesta segunda-feira o plano de racionamento que era aplicado no município desde a semana passada. Com a chuva que caiu na região no fim de semana, o nível do Rio dos Sinos subiu 1,3 metro na base de captação, no bairro Pinheiros. No domingo a medida era 1,5 m e ontem já estava em 2,8 m. Como a água que acumulada nas cabeceiras ainda deve descer, a tendência é que esse número seja maior nos próximos dias.

Dados da MetSul Meteorologia revelam que só no domingo, em 32 minutos, choveu 37,6 milímetros em São Leopoldo. Em função da precipitação concentrada em um curto espaço de tempo, houve alagamentos em ruas em diversos bairros e uma das justificativas para a suspensão do racionamento, segundo o Semae, é a necessidade de água para a população fazer a limpeza das residências atingidas. Hoje ainda houve registro de chuva na região durante a tarde.

Segundo o diretor geral do Semae, Luiz Antonio Castro, na quarta-feira uma reunião com técnicos do órgão avaliará a situação do rio. O nível do Sinos sobe e desce com muita facilidade e a ideia é ver como ele reage com o resultado das chuvas. “Estamos com todas as condições para manter o abastecimento normal. Essa semana, dificilmente retomaremos o sistema de cortes”, antecipa Castro. O plano de racionamento dividiu a cidade em cinco zonas e cada uma ficava sem água por um dia, entre 9h e 14h.

Em Novo Hamburgo, onde a Comusa – Serviços de Água e Esgoto mantém a suspensão do racionamento desde o dia 14 de janeiro, o nível do rio estava ontem em 2,90 metros acima da bomba de captação, na base, que fica no distrito rural de Lomba Grande. A autarquia garante o abastecimento nos próximos dias e a avaliação é que os cortes serão retomados somente se o manancial baixar a menos de 1 metro.
 
Na última terça, o racionamento havia sido retomado em São Leopoldo em razão de o Rio dos Sinos estar com 1,8 metro, uma queda de 1,2 metro em relação ao final de semana. 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895