Racionamento de água em Bagé cai para 12 horas diárias

Racionamento de água em Bagé cai para 12 horas diárias

Chuva da última semana aumento níveis das barragens do município

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

A partir desta terça-feira, o período de racionamento de água em Bagé, no Sul do Estado, passará a ser de 12 horas por dia – duas horas a menos do que o registrado atualmente (14 horas). A medida foi anunciada pelo diretor do Departamento de Água e Esgotos do município (Daeb), Kiwal Parera, depois de uma visita às barragens da cidade hoje.

A diminuição deve-se à recuperação dos níveis das barragens com as chuvas registradas na semana passada. A Barragem Sanga Rasa está 5,5 metros abaixo do normal. A barragem do Piraí está 1,9 metros aquém, e a Emergencial está cheia. Apesar da boa notícia, Parera ressalta que ainda deve haver precaução. “Já temos que pensar no abastecimento para o próximo verão”, adverte.

Neste mês de junho, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 116,7 milímetros de chuva, enquanto que a média histórica do mês é 133 milímetros. Nas bacias hidrográficas onde ficam as barragens, a precipitação foi maior. Na localidade do Piraí, foram registrados, até o momento, 207 milímetros, enquanto na Sanga Rasa as precipitações atingiram 147 milímetros.

O racionamento de água em Bagé foi implantado no dia 3 de janeiro. Começou com 12 horas por dia, passou para 13 horas, 14 horas e 15 horas. Na terça-feira passada havia caído para 14 horas. As alterações foram feitas de acordo com os índices de precipitação e os seus reflexos nos níveis das barragens que abastecem a cidade, que tem aproximadamente 114 mil habitantes.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895