Racionamento de água em Nova Petrópolis é descartado a curto prazo

Racionamento de água em Nova Petrópolis é descartado a curto prazo

Decisão da Corsan e da prefeitura mantém abastecimento normalizado até nova medição

Halder Ramos / Correio do Povo e Rádio Guaíba

Racionamento de água em Nova Petrópolis é descartado a curto prazo

publicidade

Pelo menos nos próximos dias não haverá rodízio no abasetecimento de água em Nova Petrópolis, na Serra. A decisão foi tomada por dirigentes da Corsan e o prefeito do município Luis Irineu Schenkel, realizada na tarde desta sexta-feira.

O racionamento, porém, não está totalmente descartado. Uma nova reunião de avaliação da captação de água foi programada para a próxima quinta-feira, envolvemento novamente o prefeito e representantes da Corsan. Como medida preventiva, ficou acertado que poços artesianos serão criados e outros religados, para evitar o corte do serviço na cidade, segundo o diretor de operações da Corsan, Ricardo Röver Machado.

Conforme Schenckel, serão adotadas medidas emergenciais para amenizar o problema. Em 2005, o município enfrentou forte estiagem e, na época, foi implantado rodízio no fornecimento. Para resolver o déficit de abastecimento, foram perfurados sete poços artesianos. “Para aumentar o nível da água, iremos ligar três poços imediatamente. Outros poços serão colocados em funcionamento, mas as obras devem levar em torno de 20 dias”, afirmou o prefeito.

Segundo Schenckel, os três poços representam 20% do consumo do município, que é de 50m³/hora. O prefeito observa que a reserva de água da barragem é suficiente para os próximos 20 dias. “Esperamos não chegar à mesma situação de 2005. É fundamental que a população economize água”, concluiu.

Em virtude da falta de chuvas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, adotaram o racionamento no abastecimento de água.  

Barragem baixa 1 metro ao longo da semana

Em medição nesta sexta-feira, o nível da barragem Santa Isabel estava abaixo do considerado normal e apontava 3,5 metros – o normal é 7 metros. Desde o último sábado, a nível baixou 1 metro – sendo 13 centímetros de quinta para sexta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, incluindo Nova Petrópolis, ao longo do fim de semana.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895