Racionamento em Erechim pode ser suspenso nesta terça

Racionamento em Erechim pode ser suspenso nesta terça

Cidade está há mais de dois meses com restrição no consumo de água

José Ody / Correio do Povo

Racionamento pode terminar nesta terça-feira

publicidade

O gerente da Corsan de Erechim, Rodimar Passaglia, afirmou nesta segunda-feira que o racionamento de água à população da cidade pode ser suspenso nesta terça-feira. O anúncio caberá à direção da companhia, em Porto Alegre. Nesta tarde, técnicos da Corsan estiveram na área do reservatório para analisar a situação e coletar algumas informações que deem suporte à decisão da direção da companhia.

De acordo com o gerente da Corsan em Erechim, as informações serão enviadas à direção da empresa na Capital para decidir sobre o fim do racionamento de água na cidade ou não. Passaglia confirmou que a tendência indica pela suspensão da medida restritiva na distribuição de água aos 97 mil moradores do município. Até esta segunda, foram 67 dias de racionamento, que começou em 6 de abril, quando o nível da barragem marcou 3,09 metros abaixo do normal.

A restrição poderá chegar ao fim graças à chuva de 53 milímetros (mm) no domingo. Segundo a Cotrel, Erechim registra 78 mm de precipitações em junho. Isto já é mais que os 59 mm de chuvas registradas nos 11 primeiros dias de junho do ano passado, quando não houve racionamento.

Desde que o racionamento foi posto em prática, a cidade foi dividida em dois setores que se revezam a cada 14h sem água. Nesta segunda-feira à tarde o lago já estava com 2,04 metros ainda abaixo do normal, mas em franca recuperação. O ingresso de água era suficiente para permitir uma projeção positiva de elevação do nível do lago durante os próximos dias da semana.

Caminhões-tanque foram liberados

Há duas semanas, a Corsan chegou admitiu que a medida poderia ser suspensa com o reservatório a 2,50 metros abaixo do normal, índice superado nesta segunda-feira. Os caminhões-tanque contratados pela companhia para buscar água em Gaurama e outras fontes da região foram liberados do serviço nesta segunda. Os veículos passaram mais de um mês transportando 2,4 milhões de litros de água/dia até Erechim.

A Corsan deve divulgar uma nota nesta terça-feira, 12, sobre a medida que ainda restringe o abastecimento de água à população.

Chuva foi boa para diversos municípios

A chuva registrada até a noite de domingo, somou 53 mm em Erechim e 60 mm nos municípios de Itatiba do Sul, Gaurama e Aratiba. Em Ponte Preta choveu 40 mm e em Severiano de Almeida 41 mm. Nos municípios de Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul foram registrados 38 mm. Os dois maiores reservatórios de água do norte do Estado vêm aumentando seu volume de água. O lago da Usina Hidrelétrica Itá que estava 9,49% cheio às 15h de domingo, nesta segunda-feira no mesmo horário já tinha 13,61 % de água. O lago da usina Hidrelétrica Machadinho tinha às 15h de domingo 14,74% de água. Nesta segunda-feira no mesmo horário estava 17,84 % cheio. Nos dois reservatórios o ingresso de água já é maior que o volume usado para gerar energia. A usina Itá fica entre Aratiba (RS) e Itá (SC) enquanto que a de Machadinho fica entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895