Radar consulta banco de dados do Detran em seis segundos

Radar consulta banco de dados do Detran em seis segundos

Juntamente às placas, são indicadas luzes que alertam sobre irregularidades

Correio do Povo

publicidade

Já está em funcionamento pelas ruas de São Leopoldo, o radar móvel que faz a leitura de placas de veículos, em apenas seis segundos, e consulta o banco de dados do Detran/RS, para avaliar se o carro é roubado ou está com a situação irregular. “O equipamento faz leitura óptica, através de uma conexão sem fio, controlada pelo agentes da Guarda Municipal que podem estar até 50 metros do local. Um alerta é emitido se houver ocorrências relativas ao automóvel e o motorista será abordado”, salienta o diretor da Guarda Civil de São Leopoldo, Renato Luiz Wendorff Junior.

O diretor destaca ainda que no computador que que recebe a emissão de dados, juntamente às placas, são indicadas luzes que alertam sobre as irregularidades. A cor vermelha informa quando o carro está registrado como roubado, furtado ou retido em depósito; já a amarelo diz quando há pendências administrativas, como o atraso de licenciamento, ou mandado de busca e apreensão, enquanto que a cor azul comunica a venda ainda não finalizada, alterações de características do carro, entre outras especificações.

O secretário de Segurança e Defesa Comunitária, Jefferson Oliveira destaca que já existem projetos para que a tecnologia do radar de identificação de placas, seja instalada em toda a Região Metropolitana, a exemplo do que ocorre atualmente na cidade paulista de Indaiatuba, próximo a Campinas. “Por lá, todos os acessos ao município possuem os equipamentos de leitura de placas e as informações são monitoradas por uma central. Na Grande Porto Alegre, o cercamento seria realizado no extremo das maiores cidades, como Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão, entre outras, além de Porto Alegre, que tem um alto volume de ocorrências de roubo de veículos”, lembra. Oliveria salienta ainda, que a fiscalização eletrônica da velocidade dos condutores que circulam pela cidade, seguirá ocorrendo normalmente. “Estamos com um total de 23 controladores em funcionamento que estão diminuindo, e muito, os índices de vítimas no nosso trânsito”, complementa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895