Raios atingem cinco casas em Cachoeirinha

Raios atingem cinco casas em Cachoeirinha

Defesa Civil está em alerta da região Metropolitana de Porto Alegre

Fernanda Bassôa

Pelo menos 20 famílias precisaram deixar suas casas no bairro Jardim das Figueiras, em Esteio

publicidade

Cinco casas foram atingidas por raios no final da noite dessa quarta-feira no bairro Morada do Bosque, em Cachoeirinha. As moradias ficaram parcialmente queimadas. O princípio de incêndio foi combatido pelos moradores até a chegada do Corpo de Bombeiros e duas pessoas tiveram ferimentos leves.

A prefeitura distribuiu lonas aos afetados. Segundo informou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Fernando Kern, o rio Gravataí está 2,95 metros acima do normal, o que obrigou as famílias dos bairros Olaria e Meu Rincão a deixarem suas casas. “Pelo menos 71 famílias foram reassentadas no Loteamento Chico Mendes, onze estão abrigadas no Ginásio Municipal e outras 30 estão à espera de transferência para o loteamento. Em 24 horas o rio subiu 35mm”, contou.

Esteio

Pelo menos 20 famílias precisaram deixar suas casas no bairro Jardim das Figueiras em razão do arroio Sapucaia ter saído do leito. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Luiz Carlos Terra, das 17h de quarta até o meio-dia desta quinta-feira o pluviômetro havia marcado 114 mm de precipitação. “A rua João Francisco Alves, no bairro Três Marias, também é alvo de atenção. Só que nesta região as casas são mais altas; as famílias permanecem em suas residências. Estamos com todas as equipes de sobreaviso, em constante monitoramento nas áreas consideradas de risco”, revelou.

Alvorada

Dez ruas seguem alagadas, entre os bairros Americana, Nova Americana e Vila Barcelos. Os agentes da Defesa Civil estão em constante alerta em razão da previsão de 330 mm de chuva para os próximos nove dias. O Arroio Feijó permanece em seu leito devido ao desassoreamento realizado em setembro. No entanto, 50 pessoas permanecem alojadas na casa de parentes e outras 14 continuam abrigadas na Escola de Capacitação Anísio Teixeira.

Gravataí

Os arroios Demétrius e Barnabé estão cheios e algumas moradias ribeirinhas na Vila Rica já visualizam água nos pátios. José Frademir Lemos, que está a frente da Defesa Civil, diz que nas últimas 24 horas o pluviômetro registrou a marca de 120 mm de precipitação. “A média mensal é 138 mm, mas com todo este cenário não registramos nenhum desalojado, desabrigado ou queda de granizo. Seguimos monitorando”, disse. Canoas registrou apenas pontos isolados de alagamento no bairro Mathias Velho. Em Sapucaia do Sul, não houve registros de inundações nas localidades do Carioca e Fortuna, as mais atingidas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895