Reboco de sacada cai e bloqueia calçada no Centro da Capital

Reboco de sacada cai e bloqueia calçada no Centro da Capital

Prédio fica na rua Voluntários da Pátria

Correio do Povo

Marquise de loja cai e bloqueia calçada no Centro da Capital

publicidade

Parte do reboco da sacada de um prédio antigo no Centro de Porto Alegre caiu na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a queda ocorreu na rua Voluntários da Pátria, 465, próximo a Pinto Bandeira, onde funciona um hotel e uma loja, na parte inferior. Embora ninguém tenha se ferido no acidente, parte da calçada foi bloqueada para a passagem de pedestres.

Técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Smov) foram ao local e notificaram os responsáveis pelo imóvel para que apresentem um laudo de estabilidade estrutural. Conforme a Defesa Civil municipal, não há risco de novos desmoronamentos, mas mesmo assim o acesso ao local está restrito. A  EPTC fez um recuo no trecho, deixando em meia pista o trânsito de ônibus que se dirigem ao Mercado Público. À tarde uma nova perícia será realizada no prédio.

No dia 9, a parede interna de um prédio também localizado no Centro da Capital desmorou, interrompendo o trânsito na área. Após o local ter sido isolado com tapumes, ações de restauração estrutural do prédio começaram no sábado, com a retirada de entulhos. Até o momento, foram removidos 14 contêineres de pedras, tábuas e outros materiais condenados do interior da edificação. A previsão é de que na segunda-feira o local esteja desobstruído e siga em condições para o início da estabilização das paredes.

Em janeiro de 2010, a Smov interditou o prédio, que faz parte do patrimônio histórico da cidade, e realizou ações emergenciais de manutenção, instalando mecanismos de contenção e priorizando a segurança no entorno. Segundo a Secretaria, a solicitação de laudo de estabilidade estrutural encaminhada ao responsável do prédio foi ignorada. Com isso a prefeitura decidiu tomar medidas com mais rigor. Os trabalhos de revitalização estão sendo realizados por uma empresa contratada emergencialmente pela prefeitura. A previsão de término do trabalho é de 60 dias. Os custos, estimados em R$ 113.949,15, serão cobrados da família Granata, proprietária do imóvel.

Para a realização da obra será necessário realizar novas alterações no trânsito da região, a partir de segunda-feira. Seguem os bloqueios das ruas Riachuelo, entre Marechal Floriano Peixoto e Vigário José Inácio, e Marechal Floriano Peixoto, entre Riachuelo e Salgado Filho. Uma das principais mudanças é a inversão de fluxo no trecho da Jerônimo Coelho, entre Vigário José Inácio e Borges de Medeiros, onde será instalado um novo semáforo, que vai permitir cruzar a Borges de Medeiros acessando a Praça da Matriz ou a Riachuelo. Além disso, a linha de ônibus Circular 1 terá sua rota desviada e as lotações que tinham terminal na Marechal Floriano foram deslocadas para a Riachuelo, entre a Marechal e a Borges de Medeiros.

  Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895