Recenseadores realizam mutirão para concluir o Censo até o final desta semana no RS

Recenseadores realizam mutirão para concluir o Censo até o final desta semana no RS

Somente em Porto Alegre, 4,7% dos domicílios ainda não foram visitados

Ronan Dannenberg / Correio do Povo

publicidade

Recenseadores em 65 municípios do Estado estão realizando um mutirão para colher dados até o final desta semana e concluir o Censo Demográfico 2010. Os agentes ainda encontram dificuldades em encontrar moradores em algumas residências. Somente em Porto Alegre, 4,7% dos domicílios não puderam ser visitados, o que representaria cerca de 10 mil moradias das 478 mil que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que exista na Capital. A meta é que o percentual de casas que não consigam ser visitadas fique abaixo dos 3% em todo o Estado. A média hoje no RS é de 1,4%.

Segundo o coordenador de divulgação do Censo 2010 no RS, Ademir Barbosa Koucher, nem todos os 12.558 recenseadores que começaram os trabalhos estão hoje em atividade. Cerca de 2,5 mil agentes no Estado ficaram responsáveis por concluir a pesquisa. “Muitos dados já foram coletados, mas alguns deles ainda não constam nao sistema. Nas grandes cidades, a transmissão das informações é mais demorada. Esses percentuais de domicílios que ainda não foram visitados está caindo a cada dia”, afirmou Koucher.

Para que se consiga encontrar alguém nas residências, o coordenador afirmou que os recenseadores estão indo aos domicílios até de madrugada. Na Capital, os agentes encontram maiores dificuldades nos bairros Alto Petrópolis, Auxiliadora, Bela Vista, Boa Vista, Centro, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Menino Deus, Mont’Serrat, Nonoai, Partenon, Petrópolis, São José, Teresópolis e Três Figueiras.

Além da dificuldade de encontrar moradores, os recenseadores não conseguem acesso a prédios pela ausência de porteiros ou até interfone. Há condomínios que definiram em assembleia não participarem do Censo. Em outros grandes municípios, como Caixas do Sul, Canoas, Novo Hamburgo e Passo Fundo, a situação também preocupa.

A estimativa do IBGE é de que o Estado conta com 3,6 milhões de domicílios. Dos 496 municípios, em 431 o IBGE já concluiu os trabalhos. Conforme Koucher, não se cogita atraso na entrega dos dados. “A pesquisa termina dia 31. Até o dia 4 deveremos publicar o levantamento preliminar no Diário Oficial da União e no final do mês a lista definitiva”, afirmou.

Os moradores devem ficar atentos à identificação dos agentes. Cada recenseador conta com colete e boné na cor azul-escuro, além de estarem identificados com um crachá que fica junto ao colete. Os profissionais ainda portam um computador de mão para fazer a coleta de dados.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895