Reforma do Terminal Triângulo começará na próxima semana

Reforma do Terminal Triângulo começará na próxima semana

Previsão é de que obras sejam concluídas em dezembro

Cláudio Isaias

Usuários precisam subir escadas quando elevadores têm problemas

publicidade

Os trabalhos de reforma do Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil, na zona Norte de Porto Alegre, por onde circulam 45 mil pessoas diariamente, começarão na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito nessa manhã pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. A previsão é de que as obras estejam concluídas no mês de dezembro.

Segundo Cappellari, serão recuperados o telhado e as estruturas metálicas que ficaram comprometidas após um temporal na Capital em dezembro de 2014. Além disso, o terminal será todo pintado. O investimento na obra é de R$ 1,1 milhão. A prefeitura de Porto Alegre realizou um pregão para contratação da empresa.



No terminal circulam ônibus de Porto Alegre e também de cidades da Região Metropolitana, como Gravataí, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada. Entre os usuários que utilizam o terminal há reclamações. Entre elas, o funcionamento do elevador, no acesso da avenida Assis Brasil com Baltazar de Oliveira Garcia, próximo ao supermercado Nacional, e a segurança no local.

O aposentado Gentil Aguiar, morador da Guadalajara, no bairro Jardim Sabará, afirmou que é obrigado a usar as escadas para acessar o terminal. “Funciona um pouco e logo em seguida entra em manutenção”. Ele reclamou também das condições de higiene e da falta de segurança no Terminal Triângulo. “É forte o odor de urina e não temos vigilantes no terminal”. A aposentada Solange Tietz também criticou o fato do elevador estar desativado. “Subo as escadas bem devagar”, lamentou. No saguão do terminal, a única informação aos usuários é uma placa com a mensagem “Desculpe o transtorno. Elevador de acesso desativado para manutenção”.

O diretor-presidente da EPTC afirmou que o elevador não está desativado há meses como afirmaram os usuários. Segundo Cappellari, a empresa contratada pela prefeitura de Porto Alegre realiza uma vistoria periódica dos elevadores dos terminais Triângulo, José Utzig, na avenida Benjamin Constant, e Mendes Ribeiro, na rótula da Protásio Alves com Carlos Gomes. Assim é possível encontrar o equipamento em manutenção. Cappellari disse que além da recuperação das estruturas, a prefeitura trabalha na qualificação da segurança no local, principalmente nos túneis. Ainda esta semana, entram em funcionamento três câmeras de videomonitoramento para coibir as ocorrências de vandalismo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895