Região das Américas é zona livre de sarampo, declara Opas

Região das Américas é zona livre de sarampo, declara Opas

Doença é quinta evitável por vacinação a ser eliminada da região

AFP

Sarampo é a quinta doença evitável por vacinação a ser eliminada da região

publicidade

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) declarou nesta terça a região das Américas como zona livre de sarampo, a primeira em todo o mundo, ao fim de uma batalha que se estendeu por 22 anos. O último caso de sarampo endêmico na América Latina foi notificado em 2002, embora nos anos seguintes tenham sido verificados casos importados.

Trata-se da quinta doença evitável por vacinação a ser eliminada das Américas, sendo que a última foi a rubéola congênita, em 2015. "Esta data é um marco histórico. Adeus à experiência do sarampo na região americana!", celebrou Carissa Etienne, presidente da Opas, em uma cerimônia realizada na sede da entidade, em Washington.

Por sua vez, Merceline Dahl-Regis, presidente do Comitê Internacional de Especialistas, que realizou a verificação do processo, relatou que desde 2007 os especialistas estavam compilando dados sobre o esforço continental. "Em 2007 começou o processo da documentação da eliminação do sarampo, da rubéola e da rubéola congênita. Agora temos que nos concentrar na eliminação mundial do sarampo", expressou Dahl-Regis.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895