Região Metropolitana de Porto Alegre cai no ranking de IDH

Região Metropolitana de Porto Alegre cai no ranking de IDH

Área que engloba 34 cidades passou para nona colocação

Correio do Povo

publicidade

O Instittuto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram nesta terça-feira o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. A pesquisa determina a qualidade de vida em municípios, unindo indicadores como longevidade, renda e educação. Conforme o Ipea, houve uma diferença no ritmo de evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), causando um troca nas primeiras posições do ranking. Em comparação entre 2000 e 2010, a Região Metropolitana (RM) de Porto Alegre deixou de figurar entre as cinco com maior IDHM, ficando na nona colocação.

A RM de Porto Alegre, que conta com 34 cidades, possuía em 2000 um IDH igual a 0,685. De acordo com o Ipea, quanto mais perto de 1 estiver o índice, melhor é a qualidade de vida da região pesquisada. Já em 2010, a RM de Porto Alegre atingiu 0,762, ingressando na faixa de Alto Desenvolvimento Humano.

O IDHM Educação, em 2000, era 0,524 passando para 0,649 em 2010. O IDHM Longevidade era de 0,809 em 2000 e dez anos depois passou a ser de 0,855. Já o IDHM Renda era de 0,758 e passou a ser 0,797. Conforme os números divulgados, entre 2000 e 2010, a dimensão que mais evoluiu, em termos absolutos, foi a dimensão Educação, que registrou um aumento de 0,125.

De acordo com o gráfico desenvolvido pelo Ipea, a parcela de contribuição da Educação para o Desenvolvimento Humano na RM de Porto Alegre aumentou 5%. Em 2000, o índice era de 25% e em 2010 chegou a 30%. A Renda, que tinha 36%, passou a contribuir com 33% em 2010. A Longevidade contribuía com 39% e diminuiu para 37%.

Unidades de Desenvolvimento Humano

Conforme o Atlas do Desenvolvimento Humano, no ano de 2000 as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH) com valores mais altos na RM de Porto Alegre estão na região central, enquanto os mais baixos estão nas proximidades dos município-sede. As UDHs com as menores faixas estão nas cidades de Alvorada, Guaíba e Novo Hamburgo.

Já em 2010, as UDHs com os valores mais altos na RM de Porto Alegre migraram para a parte norte. Os números mais baixos estão na região central da RM gaúcha, concentrados nos municípios de Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Na RM de Porto Alegre, as UDHs com maior IDHM são Bela Vista; Belém Novo: Mário Carvalho; Boa Vista; Chácara das Pedras; Independência; Ipanema; Jardim Isabel; Menino Deus; Moinhos de Vento; Mont'Serrat; Rio Branco; Três Figueiras e Vila Ipiranga: Iguatemi / Germânia, todas como 0,958.

As UDHs com menor IDHM são Arquipélago: Ilha Grande dos Marinheiros; Arquipélago: Ilhas Pavão e dos Marinheiros; Belém Novo: Vila Esperança; Floresta: Loteamento Santa Terezinha e Vila Central; Mário Quintana: Chico Mendes; Mário Quintana: Recanto do Sabiá; Mário Quintana: Vila Jardim Protásio Alves; Praia de Belas: Vila Chocolatão e Vila Aldeia; Restinga: Quinta Unidade; Restinga: Vale do Salso; Restinga Vila Castelo; Rubem Berta: Vila Amazônia e Santa Tereza: Vila Ecológica, todas com 0,593.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895