Região Metropolitana de Porto Alegre começa a ter viagens com motocicleta via aplicativo

Região Metropolitana de Porto Alegre começa a ter viagens com motocicleta via aplicativo

99Moto deve oferecer viagens 30% mais baratas do que trajetos por carro

Correio do Povo

publicidade

A 99 afirmou que começa a partir desta segunda-feira a modalidade 99Moto na Região Metropolitana de Porto Alegre, que permite os passageiros serem transportados em motocicletas. Além da Capital, o novo serviço começa a operar em Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba.

De acordo com a 99, a opção poderá ser bastante utilizada por quem deseja se deslocar com um menor custo. Estima-se que as viagens sejam 30% mais baratas em comparação com trajetos por carro. "A expansão do serviço do 99Moto faz parte do compromisso da empresa em oferecer o acesso a mais opções acessíveis de mobilidade. No momento atual, de economia instável e alta dos combustíveis, a categoria é uma alternativa econômica que facilita o acesso a terminais de ônibus e que gera possibilidades de ganhos aos motociclistas parceiros”, diz o Líder de Categorias da empresa, Igor Soares. 

Nas viagens com motocicleta, a 99 ressalta a obrigatoriedade de capacetes de proteção e máscaras. Para solicitar o serviço, basta o usuário acessar o aplicativo da 99 e selecionar a categoria 99Moto ao solicitar a corrida.

Como ser um motociclista parceiro da 99

Para ser um motociclista parceiro do 99Moto é preciso ter 19 anos de idade ou mais, carteira de habilitação definitiva e cumprir todos os requisitos do cadastramento feito no app da 99 no ícone “quero ser motorista”. Promocionalmente, no lançamento, a taxa de intermediação do app será de 0,99% sobre o valor total das corridas.

Os entregadores parceiros que usam o app 99Food, e quaisquer outras plataformas de intermediação de entregas de comida, podem baixar o app para motoristas parceiros e começar a oferecer viagens via 99Moto. 

Serviço não está autorizado pela Prefeitura

O serviço, porém, ainda não está permitido em Porto Alegre. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estiveram reunidas na semana passada com representantes da 99, e no final do encontro a empresa comunicou sobre o projeto de transporte de passageiro por moto. No entanto, devido ao alto número de acidentes envolvendo motociclistas, foi solicitado que eles aguardassem uma análise por parte dos dois órgãos para, então, colocar a operação em andamento.

Entre os dias 25 e 29 de julho, foram registrados 63 acidentes envolvendo motos na Capital. O balanço do primeiro semestre deste ano aponta que houve 1.868 motocicletas envolvidas em ocorrências. Das 30 vítimas fatais em sinistros na capital neste período, 18 envolveram motocicletas (15 condutores e três pedestres). Entre os feridos com motos, foram registrados 1352 condutores, 164 ocupantes e 80 pedestres.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895