Região metropolitana de Porto Alegre tem madrugada mais fria do ano

Região metropolitana de Porto Alegre tem madrugada mais fria do ano

Zona rural de Novo Hamburgo registrou 0,2ºC

Metsul

publicidade

A região metropolitana de Porto Alegre teve neste sábado a madrugada mais fria do ano, segundo a Metsul Meteorologia. A temperatura mínima de 0,2ºC foi registrada na estação meteorológica de baixada, em Lomba Grande, na zona rural de Novo Hamburgo. De acordo com o observador da estação, Marcos Schneider, a marca bate a menor marca do ano até então de 1,2ºC do dia 19 de junho e foi a mais baixa no local desde 30 de julho de 2021, quando os termômetros apontaram 1,2ºC abaixo de zero. 

Na estação de encosta, a 100 metros de altitude, também em Lomba Grande, a mínima hoje foi de 2,3ºC, a segunda menor deste ano, atrás do registro de 1,8ºC do dia 19 de junho. Já a terceira estação na zona, a de maior altitude, a 255 metros, teve mínima de 3,1ºC. 

Segundo a Metsul, em noites de céu claro e vento calmo com alta pressão, as mínimas tendem a ocorrer em baixadas pela maior densidade do ar frio que escoa para pontos baixos. Ainda no setor mais ao Norte da Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 1,7ºC em Parobé, 1,9ºC em Campo Bom e 3,0ºC em São Leopoldo. 

Já em Canoas, na base aérea, a mínima foi de 2,3ºC. Ainda em Canoas, estações da MetSul marcaram 3,6ºC no bairro Estância Velha e 3,8ºC no bairro Fátima. 

Em Porto Alegre, por sua vez, a temperatura desceu ao amanhecer a 4,0ºC na estação de referencia climatológica do bairro Jardim Botânico. Igualou a mínima de 1º de junho, mas não superou a mínima de 19 de junho de 3,4ºC. Na Agronomia, no campus do Vale da UFRGS, fez 2,7ºC. 

Ocorreu geada em diversos pontos da Capital, especialmente em bairros das zonas Norte, Leste e Sul da cidade. Todos os municípios da região metropolitana registraram o fenômeno durante o amanhecer de hoje.

A previsão da MetSul Meteorologia é de mais uma madrugada de muito frio neste domingo com a persistência do tempo aberto e do ar seco. Vento pode frustrar resfriamento maior, porém as mínimas devem ser muito baixas ainda. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895