Regimento Osorio, da Cavalaria do Exército, completa 285 anos

Regimento Osorio, da Cavalaria do Exército, completa 285 anos

Solenidade teve 75 homenageados entre civis e militares

Taís Teixeira

Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor (no fundo, ao centro), foi um dos homenageados

publicidade

Em uma cerimônia que reuniu militares da ativa, da reserva e civis, o 3º Regimento  de Cavalaria de Guarda comemorou os 285 anos da instituição na noite desta quinta-feira. O local, cujo nome histórico é Regimento Osorio, em alusão ao Marechal Manuel Luis Osorio, o patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro, fica localizado no bairro Partenon, em Porto Alegre. Na mesma ocasião, 41 autoridades receberam o Diploma Amigo do Regimento Osorio e 34 pessoas foram condecoradas com a  Medalha Mérito Lanceiros de Osorio, somando um total de 75 homenageados entre civis e militares.

Muitos militares de alta patente compareceram ao evento, entre eles o comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade. O comandante do 3º Regimento de Cavalaria de Carga, coronel Gustavo Schiffner, ressaltou a importância do regimento e da arma de cavalaria, que serve com honra o Exército e a sociedade brasileira. O diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor, foi um dos 34 agraciados com a Medalha. As duas distinções já são tradicionais, sendo que o Diploma Amigos do Regimento tem 25 anos e a Medalha Mérito Lanceiros de Osorio é ainda mais antiga. 

A cerimônia foi marcada por apresentações. A equipe de equitação fez demonstrações das habilidades dos cavalos debaixo de uma chuva fina que caía no momento. Um breve  resgate da história do Marechal Osorio e do Regimento, o primeiro de cavalaria do Exército Brasileiro, também fizeram parte do roteiro da celebração. Após a finalização do ato, um coquetel foi oferecido aos convidados.

Atualmente, o 3º Regimento de  Cavalaria de Carga Regimento Osorio tem cerca de 650 militares e quase 200 cavalos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895