Representantes da Carris apresentam ações para vencer déficit

Representantes da Carris apresentam ações para vencer déficit

Nova tabela de preços deve ser levada ao Plenário da Câmara de Vereadores no próximo semestre

Henrique Massaro

Nova tabela de preços deve ser levada ao Plenário da Câmara de Vereadores no próximo semestre

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Para explicar os prejuízos ocorridos em 2016, demonstrar a alteração de balanço e mostrar novas ações para vencer o deficit da Carris, representantes da Companhia estiveram nesta terça-feira na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor) da Câmara de Vereadores, em Porto Alegre. Uma nova apresentação das tabelas e valores da empresa deve ser apresentada em Plenário para os demais vereadores em data a ser definida no próximo semestre.

Os dados explicitados estão disponíveis para que todos os parlamentares possam analisá-los e encaminhem dúvidas à empresa. O crescente discurso de que há um movimento de queda no número de passageiros de ônibus anualmente em Porto Alegre foi confirmado em números pelo diretor administrativo-financeiro da Carris, Cesar Griguc, que mostrou que, em um intervalo de sete anos, foram perdidos aproximadamente 12 milhões de usuários.

Em 2010, conforme a apresentação, o número de passageiros por ano era de 72.719.939 - 25,7% deles com gratuidade -, que geravam uma receita de R$ 128.250.675. O público cresceu somente pot três anos, quando, em 2013, chegou a 75.896.790 pessoas. Em 2017, no entanto, foram apenas 60.964.336. Com 36,4% de gratuidade, a receita foi de R$ 153.541.403. De acordo com o diretor, este ano foi adotada uma linha mais conservadora para se estimar a receita devido ao reajuste da passagem, que seria suficiente para cobrir a queda no número de usuários.

Em seguida, houve a discussão da nova tarifa e o retorno da cobrança da segunda passagem. “Isso vai ter um resultado positivo no nosso resultado no ano de 2018, mas para a elaboração do orçamento a gente trabalhou com essa ideia mais conservadora para que pudesse atacar efetivamente o que está dentro do nosso controle mais direto, que são as despesas serviços”, disse ele, ao citar que em 2017 elas reduziram em R$ 11 milhões e, este ano, devem reduzir mais R$ 10 milhões, tendo um resultado de lucro bruto positivo de R$ 3,7 milhões.

Em 2017, segundo Griguc, houve um gasto com combustível em torno de R$ 35 milhões anual, o que representa cerca de 25% do faturamento da Companhia. Devido às movimentações do diesel, a previsão é de que este ano ocorra um impacto negativo, já que somente no primeiro trimestre foi perdido quase R$ 1 milhão na comparação com o preço anterior. Por outro lado, tem sido possível poupar diversos outros gastos que eram considerados desnecessários.

Um deles é relativo ao uso da água, que representava uma conta de até R$ 125 mil mensais nos últimos anos. Somente ao reparar um vazamento, afirmou o diretor, foi possível reduzir esse gasto para 15% do valor. Outro custo que era considerado excessivo era com papel. Descobriu-se que a empresa gastava cerca de R$ 30 mil a mais do que o necessário ao ano somente para colocar sua marca d’água nas folhas.

“A gente têm envolvido o máximo possível de servidores em todos esses processos para que nos ajudem a buscar essas oportunidades e continuar avançando com essas melhorias que têm apresentado “, disse. A diretora-presidente da Carris, Helen Machado, ressaltou que o prejuízo da empresa já foi reduzido em R$ 30 milhões em 2017 e que o planejamento de 2018 passa por reduzir o deficit em mais 50% em relação ao ano passado.

“Essa gestão tem um compromisso muito grande com a cidade de Porto Alegre no que tange à questão de fazer com que a empresa reduza o seu deficit e essa é a nossa diretriz, esse é o nosso trabalho: fazer um bom uso do recurso publico. Todos os esforços que estamos tento hoje têm por intuito fazer a redução do deficit”, disse. Destacou também que o foco atualmente tem sido em direcionar para a implantação de controle de gestão profissionalizada, dendo que toda a estrutura hoje foi contratada pelo Banco de Talentos.

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