Retomada instalação de GPS nos táxis de Porto Alegre

Retomada instalação de GPS nos táxis de Porto Alegre

Atualmente, cerca de 1,3 mil veículos já contam com o sistema

Cláudio Isaías

Atualmente, cerca de 1,3 mil veículos já contam com o sistema

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retomou nesta terça-feira a instalação de GPS na frota de táxis de Porto Alegre. A meta é instalar o equipamento em 20 veículos por dia. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, informou que até a primeira quinzena de abril a colocação do GPS nos 2.621 táxis que circulam na Capital deverá estar concluída. Atualmente, cerca de 1,3 mil veículos já contam com o sistema.

Conforme Cappellari, a proposta da empresa é contribuir para aprimorar o monitoramento e a fiscalização do serviço público, além de auxiliar na segurança dos taxistas e passageiros, pois permite verificar a localização do automóvel em tempo real. A cada mil instalações, a EPTC e a empresa responsável pela colocação dos equipamentos farão uma reavaliação do sistema. “O resultado, até o momento, é muito satisfatório. Sete táxis já foram resgatados graças ao GPS, a maioria vítima de roubo”, acrescentou.

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, após um ano de instalação do sistema de GPS, a prefeitura de Porto Alegre pretende realizar um estudo para verificar a necessidade ou não de ampliação da frota, com a possibilidade de criar novos prefixos se for necessário. A frota de táxi de Porto Alegre conta com 3.921 veículos. Segundo ele, está em andamento na Secretaria Municipal da Fazenda a abertura de um edital de licitação para a colocação de 87 novos veículos na Capital.

Segundo Cappellari, a locação do sistema será de responsabilidade do permissionário que pagará uma taxa de R$ 36,00 por mês pela utilização do equipamento. “Os usuários podem ficar tranquilos que não haverá reajuste da tarifa dos táxis em razão da colocação do GPS nos veículos”, ressaltou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895