Reunião define ações para a reabertura do Banco de Sangue de Erechim

Reunião define ações para a reabertura do Banco de Sangue de Erechim

Funcionários irão passar por treinamentos em Passo Fundo e Caxias do Sul

José Ody

Definidas as ações para a reabertura do Banco de Sangue de Erechim

publicidade

Em uma reunião que contou com nove entidades com assentos no Banco de Sangue de Erechim, advogados da instituição, representantes da classe médica, de hospitais de Erechim e da secretaria municipal de Saúde definiram nesta terça-feira as ações para reabrir o local. Interditado desde o dia 23 pela Vigilância Sanitária do Estado, o local  precisará resolver algumas fragilidades no processo administrativo da instituição.

Segundo o administrador judicial provisório, Jackson Arpini, a Vigilância Sanitária exige que o BS tenha um controle maior sobre os registros de movimentação interna do produto sangue e a implantação de uma rotina de treinamento do pessoal interno na área administrativa. Desta forma, funcionários farão treinamentos em Passo Fundo e Caxias do Sul, reunindo a experiência dessas cidades e levando-a para ser implantada no Banco de Sangue de Erechim.

“Há um consenso de que não podemos perder o Banco de Sangue”, disse Jackson Arpini.

Arpini acredita que em 15 dias a instituição de Erechim poderá submeter-se a nova vistoria da Vigilância Sanitária do Estado. O Banco de Sangue de Erechim possui 16 funcionários, atende 32 municípios onde residem 240 mil pessoas e funciona há 27 anos como uma entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Há duas semanas, uma bolsa infectada com o vírus HIV foi liberada inadvertidamente pelo BS e usada em um procedimento cirúrgico no Hospital Santa Terezinha. A partir deste fato, o Ministério Público pediu a interdição do BS e uma inspeção. A J|ustiça indeferiu a interdição, mas autorizou uma inspeção da Vigilância Sanitária do Estado que encontrou fragilidades nos processos de registros internos a respeito da movimentação de sangue na instituição e no dia 23 determinou a interdição do BS que continua fechado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895