Reunião sobre eleições do DCE da Pucrs termina em confusão

Reunião sobre eleições do DCE da Pucrs termina em confusão

Dois advogados afirmam que foram agredidos e impedidos de assistir ao encontro

Correio do Povo

Dois advogados afirmam que foram agredidos e impedidos de assistir ao encontro

publicidade

Uma reunião organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), para tratar sobre as eleições de 2018 na entidade, terminou em confusão na noite desta terça-feira. No encontro, realizado no Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) no prédio 50, a direção do DCE impediu o acesso de dois advogados, Ana Luiza Teixeira Nazário e Ramiro Castro, que representavam o Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos).

Os dois profissionais queriam assistir à reunião. A advogada foi agredida por integrantes do DCE da Pucrs na porta da CAVM. “Fiquei machucada nos braços e impediram que eu exercesse o meu trabalho”, lamentou Ana Luiza. O estudante Lucas Cardoso, do curso de Ciências Sociais e do Movimento Juntos, afirmou que as eleições no diretório acadêmico estão previstas para o próximo ano. “Porque a diretoria do DCE não queria a participação dos advogados e do estudantes dos centros acadêmicos no encontro. O que estavam tentando fazer?”, questionou.

Com o protesto dos estudantes na porta do centro acadêmico, a direção do DCE acabou chamando a Brigada Militar que foi até o local junto com a vigilância particular da universidade. Em razão do confusão, a reunião acabou sendo cancelada. Francisco Kern, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Pucrs, que esteve no local, para saber o que tinha acontecido não quis falar sobre a confusão entre os estudantes.

A Pucrs emitiu nota oficial sobre o ocorrido na manhã desta quarta-feira. Confira a íntegra:

"A PUCRS, por meio da área de Relacionamento Discente, acompanha e media todas as atividades junto à representação estudantil, e esteve presente, nesta terça-feira, 5 de dezembro, na reunião promovida pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Embora reconheça a independência da entidade, a mediação foi fundamental, com apoio da equipe de segurança, a fim de evitar um conflito maior. A Universidade segue acompanhando os encaminhamentos junto ao DCE e aos demais centros e diretórios acadêmicos".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895