Revitalização do Cais ajudará no desenvolvimento de Porto Alegre, diz prefeito de Barcelona

Revitalização do Cais ajudará no desenvolvimento de Porto Alegre, diz prefeito de Barcelona

Xavier Trias conheceu o projeto da Capital, que foi inspirado no porto da cidade espanhola

Mauren Xavier / Correio do Povo

Prefeito de Barcelona parabeniza iniciativa de revitalização do Cais Mauá

publicidade

O projeto de revitalização do Cais Mauá foi apresentado na manhã desta sexta-feira ao prefeito de Barcelona, Xavier Trias. Acompanhado do prefeito José Fortunati, ele parabenizou a iniciativa e ressaltou que o empreendimento ajudará no desenvolvimento da cidade. Neste sábado, dentro da programação do 10º Congresso Mundial Metrópolis, um grupo de técnicos internacionais conhecerá detalhes da obra durante um passeio no barco Cisne Branco.

Durante o visita, Fortunati ressaltou que compartilhar experiências com Barcelona é muito importante. Ele destacou que o projeto do Cais de Barcelona é um dos modelos para a iniciativa na Capital gaúcha. “Porto Alegre e Barcelona estão muito próximas, apesar das características específicas de cada um. Temos que aproveitar esta aproximação para a troca de informações”, observou.

Fortunati avaliou ainda que o projeto do Cais é apenas uma das iniciativas que vão transformar Porto Alegre. O prefeito citou ainda o projeto do metrô como outra conquista importante da cidade. Trias avaliou o projeto da Capital gaúcha como “muito interessante”.

“Deverá representar um marco para o município”, frisou. Também ressaltou que este tipo de projeto provoca uma transformação na maneira de a sociedade se relacionar com o porto. Ele lembrou que antes de receber os Jogos Olímpicos, em 1992, Barcelona cresceu muito. Segundo Trias, a revitalização do Cais de Barcelona ajudou a expandir os negócios e alavancou a atração de investimentos.

O presidente do Conselho de Administração do Porto Cais Mauá do Brasil, José Munné, reforçou que o projeto mudará a cidade. O arquiteto espanhol responsável pelo projeto de reformulação, Fermin Vazquez, aproveitou para  detalhar aos visitantes alguns conceitos utilizados. Confiante da importância do projeto e da integração que será possível entre a cidade e o seu porto, observou que a revitalização pode ser dividida em três etapas: reestruturação da área do porto, com 187 mil metros quadrados, conectividade e integração da cidade com o espaço e a criação de um novo núcleo com atividades culturais e econômicas.

Para viabilizar o empreendimento, o projeto foi articulado com uma concessão de 25 anos com a iniciativa privada, que será responsável por investimentos na área de recuperação e implantação de novos empreendimentos. Com a conclusão, prevista para 2016, o local contará com parque empresarial, shopping center, áreas comerciais, hotel, restaurantes, estacionamentos, áreas culturais e destinadas ao lazer e eventos.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895