Rio Caí sobe 3cm por hora e deixa em alerta Montenegro

Rio Caí sobe 3cm por hora e deixa em alerta Montenegro

Mais de 9 mil pessoas já foram atingidas pela enchente na cidade

Marina Fauth e Marjuliê Martini / Rádio Guaíba

Cheia do rio Caí obrigou moradores a deixarem as casas

publicidade

O rio Caí, em Montenegro, no Vale do Caí, está subindo cerca de 3 centímetros por hora na cidade, nesta sexta-feira. Os moradores estão preocupados, porque o nível já está 6,3 metros acima do normal, mas ele já começa a estabilizar. Mais de 9 mil pessoas já foram atingidas pela cheia e, pelo menos, 200 precisaram deixar as casas. Do total, 60 estão abrigadas, desde ontem, no Ginásio Municipal.

O comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, tenente Giovani Luiz Grenevald, disse que a corporação segue removendo pessoas que estão ilhadas. Ele disse que tem alertado a população para deixar as áreas de risco. “As pessoas já se conscientizaram de que têm que se antecipar. Muitos evitam abandonar esses locais por causa dos aproveitadores”, explicou. Grenevald lembrou que o grupo conta com quatro bombeiros e ainda com o apoio da prefeitura.
Todos os bairros de Estrela apresentam pontos de alagamento

Até mesmo os bairros mais distantes do leito do Rio Taquari, em Estrela, foram atingidos pela cheia. Nesses locais, a água subiu pelos bueiros e, com isso, praticamente toda as regiões da cidade tiveram pontos de alagamento. No total, entre removidas pela prefeitura e que saíram por conta própria, 120 famílias estão fora de casa.

A secretária da Saúde e Assistência, Adriane Malmann, diz que a situação poderia ter sido pior se as áreas de risco não tivessem sido esvaziadas nos últimos anos. O nível do rio chegou a 13,85 metros acima do normal e estabilizou às 22h dessa quinta-feira. Às 6h desta sexta-feira, a medição apontou 13,25 metros, o que representa uma redução de 60 centímetros em 8 horas.

O trabalho de remoção de famílias terminou por volta da meia-noite. A prefeitura deve percorrer todos os bairros alagados para retirar os últimos moradores que resistiram em sair.

Cheia do Taquari deixa mais de 450 famílias fora de casa em Encantado

O rio Taquari chegou a 26 metros acima do nível normal, mas baixou na madrugada desta sexta-feira e, agora, atinge 20 metros. Mais de 450 famílias foram removidas das casas, principalmente nos bairros Navegantes, Porto 15, Água Azul e Vila Moça. Nesta manhã, a secretaria de Assistência Social da cidade faz um levantamento dos moradores que deixaram as residências para que possam receber doações.

Defesa Civil de São Leopoldo está em alerta para aumento do Rio do Sinos

A chuva que cai no Estado desde o início da semana contribui para o aumento do volume do Rio do Sinos e, na cidade de São Leopoldo, a Defesa Civil está em alerta. No município, o nível está em 5,7 metros e a preocupação é de que ele chegue a 6 metros, que é a altura considerada de enchente. Até agora, duas famílias foram retiradas do bairro São Geraldo Feitoria, por precaução, já que o pátio de duas casas foi inundado. A Rua da Praia também está sob a água.

Bairro em Campo Bom é invadido pelas águas

O bairro Barrinha, em Campo Bom, está tomado pelas águas do Rio do Sinos, que transbordou nesta madrugada. O nível está 7,3 metros acima do normal. Cerca de 50 precisam deixar as casas na região, mas muitas pessoas resistem em deixar os imóveis. Os bombeiros estão no local com um bote para remover as vítimas.

Cerca de 500 pessoas podem ser atingidas por enchente em Nova Santa Rita

A Defesa Civil de Nova Santa Rita informou que, caso o nível do Rio Caí e do Rio do Sinos siga subindo na cidade, cerca de 500 pessoas deverão ser retiradas das casas. O Caí já aumentou em torno de 1,6 metro em um dia.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895