Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de refugiados no país

Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de refugiados no país

Dado foi divulgado na quarta-feira pelo Ministério da Justiça

Correio do Povo

Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de refugiados no país

publicidade

O Rio Grande do Sul é o quarto estado com maior número de refugiados no Brasil. São 308 pessoas que deixaram o país de origem por temor de perseguições de raça, religião e opiniões políticas e que vivem território gaúcho. Os dados foram apresentados nessa quarta-feira pelo Ministério da Justiça.

Ao longo de 2018, o número de refugiados pode chegar a 1.075, pois há ainda 767 pessoas que estão no Rio Grande do Sul e aguardam o reconhecimento da situação de refugiado. A pesquisa não inclui os imigrantes que vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades.

O Brasil reconhece 10.145 refugiados de diversas nacionalidades, contudo, apenas 5.134 vivem no País hoje. Os estados que mais recebe mrefugiados é São Paulo (52%), seguido do Rio de Janeiro (17%), Paraná (8%) e Rio Grande do Sul (6%).

Em 2017, a população venezuelana foi a que mais solicitou reconhecimento da condição de refugiado. Foram 17.865 pedidos, o que equivale a 53% de todas as 33.866 solicitações recebidas no ano passado. Roraima, que mais tem recebido venezuelanos, concentra 47% dos pedidos. Depois está São Paulo (28%), estado que historicamente recebe estrangeiros.

Em relação à origem, as nações com maior número de pedidos foram, além da Venezuela, foram Cuba (2.373 pedidos), Haiti (2.362) e Angola (2.036). Os cubanos costumam pedir reconhecimento de refúgio para poder entrar no Brasil e seguir até o Uruguai. 

Em 1º de janeiro, três cubanos morreram enquanto faziam o trajeto de táxi entre Porto Alegre e o Chuí, fronteira com o Uruguai. Na metade do caminho, sofreram grave acidente na BR 471, em Santa Vitória do Palmar. Uma das vítimas só foi sepultada quase três meses depois da fatalidade. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895