Rio Grande do Sul tem 15 casos confirmados de gripe A

Rio Grande do Sul tem 15 casos confirmados de gripe A

Secretaria da Saúde divulgou hoje quatro novos pacientes contaminados pela doença

Correio do Povo

publicidade

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta terça-feira mais quatro casos de Gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul. Com esses, sobre para 15 casos o número de pessoas contaminadas no estado. Exame do Laboratório Central do Estado (Lacen) comprovou, no final da manhã, que uma mulher de 63 anos, moradora de São Lourenço do Sul, contraiu a doença. Ela está internada em estado grave na UTI de um hospital de Pelotas, no Sul do Estado. De acordo com a SES, a paciente não teria tomado a vacina contra a gripe.

Além da mulher, outros três casos foram confirmados nesta tarde. Tratam-se de duas mulheres moradoras de Bagé, de 22 e 55 anos, e um homem de 29 anos morador de Chuvisca e internado em Camaquã. Eles também não teriam tomado a vacina. Até o momento, foram notificados 270 casos suspeitos, 204 deles descartados e 51 ainda em investigação.

Conforme a médica do Setor de Epidemiologia da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde Cledinara Salazar, as mulheres internadas na Santa Casa de Caridade de Bagé apresentam quadros de saúde em evolução depois de medicadas. Em razão do aumento do número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu oferecer a vacina para os grupos de risco – idosos, gestantes, crianças de 06 meses a 2 anos, além das pessoas portadoras de doenças crônicas – durante o feriadão de Corpus Christi. A medicação será aplicada na quinta e na sexta-feira, no Ambulatório das Doenças Respiratórias instalado junto ao Posto de Atendimento Médico 1 (Pam 1), a uma quadra da Santa Casa.

Quatro pessoas já morreram vítimas da Gripe A. Pelotas teve 10 casos suspeitos da doença neste ano. Três pacientes aguardam resultados dos exames e dois foram confirmados.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou em 16 de junho a distribuição de mais 100 mil doses da vacina contra a gripe liberadas pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Os lotes serão distribuídos aos municípios pelas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Serão priorizadas as cidades com casos já confirmados de Gripe A. Também serão observados critérios de estoque e demanda de cada região.

Saiba como se proteger

Os profissionais da saúde recomendam que as pessoas lavem as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhem talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gripe – febre, tosse e dores no corpo. Quem estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.

Também é importante ter os ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, que favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com água e sabão e, quando possível, com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895