Rio Grande do Sul tem a madrugada mais fria do ano

Rio Grande do Sul tem a madrugada mais fria do ano

Mínima foi registrada em Santa Rosa com -3,2ºC

MetSul

Várias cidades gaúchas registraram geadas neste domingo

publicidade

Diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil tiveram neste domingo um amanhecer congelante, faltando mais de duas semanas para o começo oficial do inverno. Geou em praticamente todo o território gaúcho. Conforme a MetSul Meteorologia, a temperatura caiu abaixo de zero durante a madrugada no Oeste, Campanha, Noroeste, Depressão Central, Planalto Médio, Serra, Aparados da Serra e no Alto Uruguai.

A menor temperatura no Estado foi registrada em Santa Rosa, onde a estação automática de observador da MetSul acusou - 3,2ºC. O equipamento encontra-se instalado em área de baixada, onde a temperatura tende a cair mais acentuadamente. Em ponto mais alto do município do Noroeste gaúcho, o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 1,9ºC, mais de 5ºC acima do observado nas baixadas da cidade. Confira aqui as mínimas registradas hoje conforme levantamento da MetSul Meteorologia.

A madrugada e o amanhecer deste domingo foram muito gelados nas partes mais altas do Rio Grande do Sul com mínimas ao redor de 0ºC e negativas generalizadas. O menor registro entre as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se deu em Vacaria com - 2,8ºC. Em São José dos Ausentes, a mínima anotada pelo Inmet foi de apenas 0,7ºC abaixo de zero, mas a estação se encontra no alto de um morro, o que leva a MetSul a acreditar que em baixadas do município dos Campos de Cima a temperatura possa ter caído a valores tão baixos como 4ºC abaixo de zero.


Várias cidades da Serra amanheceram cobertas pela geada / Foto: Halder Ramos / Especial CP

Porto Alegre teve neste domingo um amanhecer gélido com marcas ainda não registradas neste ano em todas as regiões da cidade. A menor temperatura na Capital foi observada na estação do Sistema Metroclima da Prefeitura no Aeroclube de Belém Novo, onde fez apenas 3,6ºC. As demais estações do Metroclima acusaram 3,9ºC na Lomba do Pinheiro, 5,0ºC na Avenida Sertório, 6,7ºC no Menino Deus e 6,8ºC no Moinhos de Vento. No Aeroporto Salgado Filho, a Meteorologia da Aeronáutica anotou 4,2ºC enquanto no Jardim Botânico a estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicou 5,2ºC.

Na Grande Porto Alegre, o frio foi ainda mais intenso que na Capital com relatos de geada em diversos pontos. A Base Aérea de Canoas amanheceu informando apenas 2ºC. Em Campo Bom, onde geou fraco, fez 3,3ºC.



Em Bagé, os campos ficaram cobertos de gelo / Foto: Francisco Bosco / Especial CP

Em Santa Catarina, o frio assumiu proporções impressionantes na área de Urupema, no Planalto Sul. A mínima registrada pela estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) em Urupema, onde a estação automática indicou - 7,9ºC. Fez 5,7ºC negativos em São Joaquim. Em Caçador, a temperatura atingiu 3,4ºC abaixo de zero.

A MetSul Meteorologia alerta que o frio vai durar a semana toda. A madrugada desta segunda-feira deve voltar a registrar marcas negativas, sobretudo na Serra e Aparados, além de áreas de baixada da Metade Norte. Na maioria das localidades gaúchas, as mínimas devem ser mais altas do que hoje, mas ainda deve gear em muitos locais. Porto Alegre pode ter entre 4ºC e 6ºC nos seus bairros mais frios. O sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva pelo Sul e o Oeste.

Na terça-feira, o Rio Grande do Sul deve ter muitas nuvens com chuva em grande parte do Estado, não se descartando pancadas fortes localizadas. A temperatura pouco varia e o dia será de frio úmido. Na quarta-feira, o sol aparece com nuvens no território gaúcho, mas ainda pode ter instabilidade principalmente na Metade Leste, o que vai deixar o dia frio até à tarde na Capital e outras cidades do Leste gaúcho. Com o gradual ingresso de ar seco e de alta pressão, as madrugadas de quinta, sexta e do próximo sábado voltam a ser muito geladas no Estado com formação de geada na maioria das regiões.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895