Rio Gravataí sobe e água alaga ruas de Cachoeirinha e Gravataí

Rio Gravataí sobe e água alaga ruas de Cachoeirinha e Gravataí

Número de afetados pelas chuvas no Estado chegou a 8.152

Correio do Povo

Enxurrada atingiu 30 cidades do Rio Grande do Sul

publicidade

O rio Gravataí segue subindo e prejudica quem mora em Cachoeirinha e Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre. O nível estava em 5,40 metros na manhã desta terça-feira na primeira cidade, quando a altura normal é de 1,60 metro, conforme o coordenador da Defesa Civil local, Fernando Kern.

O órgão segue retirando famílias das casas que correm risco de alagamento. Pelo menos 20 grupos já foram removidos. Um dos bairros mais afetados de Cachoeirinha é o Olaria.

A água estava na altura da janela e cobriu ruas. É comum ver pessoas transitando de canoa na área. Morador do Olaria há 12 anos, o motorista Pedro Ferckuss, de 53 anos, disse que é a segunda vez que a casa dele alaga. A cozinha ficou totalmente coberta.

O presidente da ONG Grupo de Assistência à Criança (GAC), Danti de Moraes, esteve no local para verificar a situação e analisar como fará para recolher doações úteis aos moradores. O telefone da entidade é (51)
3041-1750.

Gravataí, que também sofre com a subida das águas do rio com o mesmo nome da cidade, contabiliza 3.850 casas embaixo d’água e outras 1.630 próximas de ruas inundadas.

A prefeitura abrigou quase 30 pessoas em alojamentos improvisados no Albergue Municipal, no Centro Pop e em uma igreja. Porém, existem centenas em casas de parentes e amigos. O rio Gravataí estava 5.22 metros acima do normal. Como o vento sul represa a água, há possibilidade de mais pessoas serem atingidas, segundo a prefeitura.

Número de afetados sobe

O número de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul já chega a 8.152 pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado na tarde desta terça-feira. Pelo menos 2.682 estão desabrigadas (sem moradia) e 5.468 estão desalojadas (em casas de parentes e amigos).

As chuvas atingiram 30 municípios gaúchos e provocaram a cheia de pelo menos 11 rios. Há registro de uma pessoa desaparecida e uma ferida devido ao mau tempo, ambas em São Francisco de Paula, na Serra. Também ocorreu uma morte em Montenegro, no Vale do Caí.

Municípios atingidos:


Alvorada
Arroio do Meio
Bento Gonçalves
Bom Retiro do Sul
Canoas
Colinas
Cotiporã
Cruzeiro do Sul
Eldorado do Sul
Encantado
Esteio
Estrela
Gravataí
Igrejinha
Lajeado
Montenegro
Novo Hamburgo
Parobé
Porto Alegre
Salvador do Sul
Santa Cruz do Sul
Santo Antônio da Patrulha
São Francisco de Paula
São Jerônimo
São Leopoldo
São Sebastião do Cai
Taquara
Taquari
Vale Real
Venâncio Aires

Cheia dos rios:


Antas
Arroio Feijo
Arroio Pampa
Arroio Sapucaia
Caí
Gravataí
Jacuí
Paranhana
Santa Clara
Sinos
Taquari

Com informações da repórter Karina Reif

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895